Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017

Turismo
Sábado, 04 de Novembro de 2017, 07h:24

CUIABÁ

Museu de História Natural será reaberto a visitação

Redação

SEC/MT

O Museu de História Natural Casa Dom Aquino, em Cuiabá, será reaberto ao público nas próximas semanas. O espaço será administrado de forma compartilhada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e Instituto de Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss), por meio de um contrato de parceria, e funcionará como um centro referência em paleontologia, arqueologia e cultura dos povos tradicionais.

O Museu está instalado na Casa Dom Aquino, imóvel considerado Patrimônio Histórico do Estado, construído pelo patriarca da família Murtinho em 1842, para ser sede da grande Fazenda Bela Vista. O Museu apresentará exposições permanentes voltadas ao universo das ciências naturais, com destaque para os fósseis de animais da região, organizados cronologicamente, representando a evolução biológica através das Eras geológicas. Réplicas de preguiça gigante (Eremotherium Iaurillardi), dinossauros (saurópoda), e animais marinhos poderão ser vistas no Museu.

A exposição arqueológica permanente contará a história de Mato Grosso através de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais. Fazem parte da exposição instrumentos do homem caçador-coletor e do homem ceramista, como pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de pedra polida e fragmentos de cerâmica. Encontram-se expostos também louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos encontrados nos casarões de engenho de Mato Grosso.
Além das exposições permanentes o Museu realiza oficinas, cursos, exposições e outras atividades científicas. Ao redor da casa, tem uma área verde com árvores centenárias, orquidário, viveiro de mudas silvestres. O Museu está localizado na avenida Beira Rio. 

Workshop

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), em parceria com o Conselho Britânico realiza, no dia 22 de novembro, em Cuiabá, o workshop Rede Brasil Central de Museus, com o objetivo de formar uma rede que interligue os sistemas de museus da região Centro-Oeste, composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal. O evento será também uma oportunidade para se beneficiar da parceria e experiência internacional do Conselho Britânico na área museológica.

A intenção de criar uma rede de museus tem como foco o compartilhamento de experiência para a busca de soluções conjuntas para os problemas comuns, além de discutir sobre possíveis itinerâncias dos acervos entre os estados da região. Entre os temas debatidos no encontro, estão questões técnicas na área museal como formação de público, comunicação, montagem de exposição, conservação e preservação de acervos, sustentabilidade, gestão. Haverá ainda espaço para reuniões setoriais para tratar sobre políticas públicas.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!