Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019

Turismo
Sábado, 25 de Maio de 2019, 07h:34

FEIRA INTERNACIONAL

25ª edição da BNT Mercosul foca o turismo brasileiro

Feira ocupa um papel fundamental no fomento da atividade turística brasileira

Redação

Divulgação: BNT Mercosul

A 25ª edição da feira de negócios turísticos BNT Mercosul está focada em promover e fortalecer o turismo brasileiro. Com mais de 5 mil profissionais do setor, entre operadores, agentes de viagens, empresários e autoridades de 355 cidades e 21 estados do Brasil, o evento realizado neste final de semana em Balneário Camboriú (SC). Outros países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru também marcam presença em um dos principais eventos na promoção de destinos, serviços e atrativos turísticos do país.

Seminários, capacitações, rodada de negócios e mais de 300 marcas expositoras fazem parte da programação do evento que reúne profissionais do turismo do Brasil e da América do Sul. 

Para o secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, que presente na abertura do evento, o cadastro reforça a qualidade da oferta turística no país, bem como a qualificação cada vez mais aprimorada dos profissionais do setor. Segundo o secretário, isso impacta diretamente nos produtos e serviços ofertados no Brasil, que possui uma das maiores ofertas turísticas do mundo.

O secretário complementa ainda que a feira ocupa um papel fundamental no fomento da atividade turística brasileira por meio da promoção de destinos, serviços, atrativos turísticos e empresas do setor. “Como representante do Ministério do Turismo, fico muito feliz em fazer parte deste momento que vive o turismo brasileiro. Nunca tivemos tantas oportunidades para nos desenvolver como agora. Espaços como a BNT Mercosul são fundamentais para a troca de experiências e qualificação de profissionais em uma nova era do turismo brasileiro”, reforça Santos.

Segundo o diretor da BNT Mercosul, Genino Goes, o turismo é uma atividade que deve ser tratada com seriedade tendo profissionais cada vez mais qualificados e credenciados. “A BNT tem um foco em divulgar o Brasil e garantir negócios de alta qualidade para o trade turístico, operadoras e agentes de viagens. Nós queremos que o brasileiro e o estrangeiro conheçam serviços, produtos e atrações do nosso país. Queremos fomentar o turismo nacional, estimulando os agentes a venderem nossos destinos e assim movimentar vários setores da economia”, ressalta Goes.

PROGRAMAÇÃO – Carro-chefe da feira, a Rodada de Negócios será realizada na manhã de sábado (25), em Balneário Camboriú. As conversas são cronometradas em minutos para garantir que todos possam se conhecer e trocar contatos. “É a oportunidade ideal para estreitar as conexões entre trade, operadores e agentes de viagem. Esta será a 4ª edição da rodada na feira, que em 2018 contabilizou com mais de 1,3 mil contatos”, destaca o diretor da BNT Mercosul, Genino Goes.

Simultaneamente, oito salas de capacitação para agentes de viagens serão realizadas à tarde nos dois dias de evento. A ação abordará destinos turísticos de todas as regiões do país. Paraupebas, do Pará, apresenta um pedaço da Amazônia, enquanto Rio Grande do Norte fala sobre a experiência do Nordeste no turismo do país e Blumenau mostra cervejas artesanais premiadas e a oferta turística entre os municípios da região sul.

Já Mato Grosso do Sul fala sobre biodiversidade, águas cristalinas e vida no campo e São Paulo aborda a estruturação do turismo paulista para a geração de emprego e o desenvolvimento regional. Pernambuco aborda belezas naturais, arte, cultura e Carnaval da região e o Maranhão apresenta o maior acervo de azulejos portugueses fora de Portugal situado no estado. O Parque Unipraias, responsável por quatro equipamentos turísticos no Brasil e um dos destinos possíveis para os participantes da BNT Mercosul, também terá uma sala de capacitação com informações sobre turismo, natureza, religião e tecnologia.

Incluídos na programação da feira, os participantes também poderão conhecer os principais pontos turísticos da região. Beto Carrero World, Parque Unipraias, estátua de Jesus Cristo Cristo Luz e o barco Pirata são alguns dos destinos ofertados.

EDIÇÃO ANTERIOR - Na edição anterior, a BNT registrou mais de 5 mil participantes, 114 operadores e 38 grupos de agências de viagens (Famturs) vindos de 288 cidades brasileiras e 67 estrangeiras, além da capacitação de cerca de 2300 profissionais do setor. Em sua primeira edição, realizada em 1993, o público registrado era em torno de 400 profissionais e desde então a feira demonstra crescimento gradativo de pessoas que marcam presença no evento.

O presidente da Associação Brasileira de Resorts (ABR), Alberto Cestrone, afirma que cada vez mais a BNT se confirma como um evento do turismo nacional. “Acompanho todas as mudanças pelas quais a estrutura da feira já passou, no intuito de atender melhor os participantes. Você também vê o público ainda mais qualificado ao longo dos anos”, destaca o presidente. Para Daniel Salazar, da agência de viagens American Reps no Peru, a feira é um espaço promissor para oportunidades de negócios de alta qualidade. “Conhecemos diversas opções do setor turístico brasileiro que podem ser usadas no nosso país, além da grande gama de parcerias que podem ser firmadas com empresários de variados segmentos”, reforça Salazar.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO