Sábado, 20 de Julho de 2019

Nacional
Terça-Feira, 19 de Março de 2019, 19h:04

SENADO

Pedido de Gilmar Mendes para STF processar senador Kajuru fortalece defesa da CPI Lava Toga

Senadores repudiam pedido de Gilmar Mendes para processar senador Kajuru

Jô Navarro

Reprodução/TV Senado

Davi Alcolumbre disse há pouco, no Plenário, que conversou com Dias Toffoli sobre a possibilidade de abertura de CPI para investigar os Tribunais Superiores. O presidente do Senado insistiu que não quer criar uma crise entre o Poder Judiciário e o Congresso Nacional e no momento atual é preciso focar na reforma da Previdência.

Davi Alcolumbre conclamou ao STF que respeite a independência dos Poderes e não ameace os parlamentares. Segundo o site Jota, o ministro Gilmar Mendes enviou um ofício a Dias Toffoli para que o presidente do STF adote “providências que entender cabíveis” quanto a declarações de Jorge Kajuru.

No Plenário, Kajuru recebeu a solidariedade dos colegas e disse que sente-se homenageado, pois ser processado pelo que disse de Gilmar Mendes é um atestado de idoneidade. "Eu disse o que 100% dos brasileiros pensam", disse Kajuru.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede) destacou a inviolabilidade dos senadores, que têm prerrogativa para falar o quiserem, de quem quiserem e como quiserem. "Posso não concordar com o senador Kajuru, mas ele tem meu respeito', disse Randolfe.

O senador Reguffe (DF) questionou repudiou o ofício de Gilmar Mendes e defendeu a abertura da CPI para investigar os Tribunais Superiores.

O senador Lasier Martins (Pode-RS) lembrou o pedido de impeachment de Gilmar Mendes e pediu que Davi Alcolumbre dê encaminhamento a ele.

Selma Arruda

 

A senadora Selma Arruda (PSL-MT) alertou que é "uma espécie de tirania" e os ministros do STF "ficam impedidos de julgar o processo que eles mesmos abriram". A ex-juíza lembrou o código da magistratura que impede que magistrados emitam opinião sobre os processos que estão julgando. "Mas o que vemos é ministro atacando procurador". "A maioria da magistratura tem vergonha do que hoje se transformou o STF", diz senadora Selma Arruda. "Existem pessoas que precisam ser freadas". A senadora dirigiu-se a Davi Alcolumbre e pediu a abertura imediata da CPI dos Tribunais Superiores e, paralelamente, dar encaminhamento ao pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes. "Se o Senado tivesse cumprido seu papel não estaríamos presenciando esta situação. Estamos atrasos", disse Selma. 

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO