Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018

Mato Grosso

Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2018, 10h:31

INTERFERÊNCIA POLÍTICA NA CAIXA

Temer pediu ajuda de VP da Caixa para ajudar Taques retomar obra do VLT

Jô Navarro

Reprodução

O presidente Michel Temer, à época em que era vice, interferiu politicamente junto ao vice-presidente afastado da Caixa Roberto Derziê. É o que revelou o relatório final de investigação independente contratada pela Caixa. Ele cita um e-mail  assinado pelo próprio Michel Temer, para Derziê, sobre o pleito para o Superintendente Regional de Ribeirão Preto (SP).

Derziê relatou ao MPF que ia à residência oficial da vice-presidência para "tratar de liberação de emendas parlamentares". Ainda segundo Derziê, Temer pediu que ele ajudasse Pedro Taques, governador de Mato Grosso, a retomar a obra do VLT. No entanto, Derziê disse que avisou que seria inviável, pois o Estado tinha garantias a oferecer, segundo noticiado pelo Estadão.

Ontem (16-01) o presidente Michel Temer determinou o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal (CEF) por um período de 15 dias. Os vice-presidentes são investigados em operações da Polícia Federal. Temer deu a ordem ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; e ao presidente da Caixa, Gilberto Occhi, para que procedessem com os afastamentos.

A determinação foi anunciada oito dias depois que o governo federal não seguiu a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para exonerar todos os 12 vice-presidentes do órgão. Na última quinta-feira (11), os procuradores responsáveis pela Operação Greenfield enviaram um novo ofício ao presidente, desta vez alertando que ele poderia ser responsabilizado por “eventuais novos ilícitos” cometidos pelos gestores do banco. No documento, encaminhado inicialmente à Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, os membros do MPF colocam como data final para atendimento à recomendação o dia 26 de fevereiro.

O Caldeirão Político solicitou ao Gcom a manifestação do governador Pedro Taques sobre a citação de seu nome por Derziê. A resposta será publicada assim que enviada.

O governador Pedro Taques confirmou, por meio do Gabinete de Comunicação (GCom) que teve uma reunião com o presidente Michel Temer, da qual participou o secretário de Cidades Wilson Santos. Nesta oportunidade um dos assuntos foi a retomada das obras do VLT em Cuiabá e Várzea Grande, e Michel Temer ligou na mesma hora para o VP da Caixa Roberto Derziê solicitando que atendesse a comitiva de MT. 

Segundo o secretário Marcy Monteiro (GCom) o governador nega qualquer ação não protocolar e relatou que houve uma reunião com Derziê, que informou sobre a inviabilidade da solicitação, uma vez que MT tem garantias a oferecer.

(Atualizada às 11:07h - horário de MT - para acrescentar a resposta do Governador Pedro Taques)

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO