Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020

Mato Grosso

Sexta-Feira, 20 de Março de 2020, 18h:06

CORONAVÍRUS EM MT

SES monitora 73 casos suspeitos de Covid-19 em Mato Grosso

Mato Grosso tem 73 casos suspeitos de Covid-19, 33 excluídos e 16 descartados. Um caso foi confirmado e dois aguardam a contraprova.

Da Redação

Reprodução

O estado apresentou, até o momento, 123 casos, sendo que 01 (0,81%) foi confirmado, 73 (59.35%) são suspeitos, 16 (13,01%) foram descartados – destes, 5 casos apresentaram resultados positivo para Influenza B – e 33 (26.33%) foram excluídos por não preencherem critérios de definição de caso para COVID-19. A SES-MT Informa que o sistema de informação oficial segue instável e que é possível que os dados fiquem discordantes da plataforma do Ministério da Saúde.

Os (2) casos suspeitos que apresentaram diagnóstico confirmado em laboratório privado, nos municípios de Cuiabá e Rondonópolis, aguardam a realização de exames de contraprova no Lacen-MT, para validação do resultado divulgado ou que apresentem documentação comprobatória dos laboratórios de referência nacional validando suas análises.

De acordo com o Plano de Contingência de Mato Grosso, o nível de resposta está no nível 2 - Emergência/Contenção, que implica em ações mais específicas da rede de serviços de saúde.

A equipe reforça a toda a população que mantenham as medidas de controle e prevenção citadas ao final desta nota.

Coronavírus em MT - 20 março

 

Equipamentos de Segurança Individual

O secretário Gilberto Figueiredo afirmou durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (20) que o Estado adquiriu EPIs e aguarda a entrega na segunda-feira (23). Eles serão distribuídos para unidades de saúde sob responsabilidade do Estado e equipes que atuam nas ambulâncias sob responsabilidade do Estado.

Dengue
O secretário de Saúde alertou a população que elimine os focos de Aedes Agypti dos seus quintais. A dengue está aumentando muito, já houve duas mortes causadas pela dengue no Estado. Ela está avançando e pode sobrecarregar a rede pública justamente no período em que teremos mais casos de coronavírus, alertou Gilberto Figueiredo.

Vacinação
Na segunda-feira começa a campanha de vacinação contra a influenza em Mato Grosso. Neste primeiro dia devem ser vacinados idosos e profissionais de saúde.

 A vacinação que previne a influenza não imuniza a população do COVID-19, mas é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para coronavírus.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO