Domingo, 29 de Março de 2020

Mato Grosso

Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2020, 08h:41

SERVIÇO PÉSSIMO

Passagem de ônibus de Cuiabá e VG é a 6ª mais cara entre as capitais brasileiras, aponta ranking

Cícero Henrique

Reprodução

ônibus de Cuiabá

As tarifas do transporte público de Cuiabá e Várzea Grande estão entrea as mais caras do país. O valor na capital cuiabana passou a ocupar o 6º lugar no ranking das tarifas mais caras do país.

Cada cidade tem uma regra para o reajuste e a revisão tarifária, que normalmente é estabelecida no contrato de concessão. Quando é feita a licitação, o preço da proposta inicial é definido por meio de uma planilha de custo, que tem uma metodologia de cálculo que leva em consideração a quantidade de ônibus que atenderão a cidade, a quantidade média de viagens, quantos quilômetros isso vai representar — disse o presidente executivo da NTU.

A partir disso, são determinados quantos motoristas e profissionais de manutenção e de administração, e a parte do custo com insumos, como combustível, preço dos pneus, impostos e preços de veículos.

Depois, se divide esse custo pelo número de passageiros que serão transportados para encontrar o valor dessa tarifa inicial. Quando começa a atividade, alguns contratos estabelecem um reajuste anual, com a inflação, e uma revisão estabelecida a cada três ou quatro anos.

Só que a qualidade do transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande é péssima de acordo com os usuários, que reclamam constantemente de quebra de veiculo, falta de conforto, entre outros problemas.

Além disso, nenhuma outra empresa consegue quebrar o monopólio que existe do transporte em Cuiabá e Várzea Grande, que é uma verdadeira mina de dinheiro.

Alguns dizem que as empresas são todas uma só e que pertencem a políticos que não tem interesse nenhum em melhorar a qualidade em prol da população. Os donos estão milionários.

Veja na tabela abaixo o valor da tarifa cobrada em cada capital do país.


Belo Horizonte é a capital com a passagem mais cara do país, segundo levantamento da NTU

 
Belo Horizonte é a capital com a passagem mais cara do país, segundo levantamento da NTU
Recife é a capital com a tarifa mais barata do país
Recife é a capital com a tarifa mais barata do país

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO