Terça-Feira, 31 de Março de 2020

Mato Grosso

Segunda-Feira, 16 de Março de 2020, 16h:23

COVID-19

Paciente aguarda contraprova para Covid-19 em Cuiabá

Redação

Jô Navarro/Caldeirão Político

O Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, confirma que recebeu nesta segunda-feira (16) um paciente com sintomas semelhantes aos do Covid-19. No momento o hospital aguarda a contraprova do exame e avalia se o paciente será internado.

A SES-MT não foi oficialmente notificada e informa que não reconhece, até este momento, a confirmação do caso no Hospital Santa Rosa. Veja o que diz a SES-MT: 

"A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT), esclarece questões ligadas ao resultado positivo para SARS-CoV-2, veiculado na mídia nesta segunda-feira (16).

A SES informa que, para realizarem a análise para COVID-19, os laboratórios privados precisam atender à metodologia de RT-PCR, preconizada pelo Ministério da Saúde e comprovada a validade por unidade de referência. Além disso, qualquer caso suspeito e/ou confirmado para COVID-19 deve ser notificado no sistema de informação do Ministério de Saúde.
 
Diante disso, o órgão estadual informa que o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (LACEN-MT) e a Vigilância em Saúde do Município e do Estado não receberam nenhuma amostra para a realização de contraprova e que a notificação do caso não consta em nenhum sistema oficial do estado.

Portanto, para a autoridade sanitária do Estado, o resultado positivo para COVID-19 somente será considerado após a realização de contraprova ou a apresentação de documento que valide o referido laboratório a realizar as análises."

Veja abaixo íntegra da nota emitida pelo Hospital:

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

O Hospital Santa Rosa informa que recebeu nesta segunda-feira, dia 16 de março de 2020, em sua unidade em Cuiabá, um paciente com sintomas semelhantes aos do Covid-19, sendo que a infecção virai foi confirmada em uma primeira prova do teste PCR em tempo real.

Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 48 anos, morador de Cuiabá e que chegou recentemente da Itália. Ele segue estável, sendo monitorizado em isolamento respiratório na instituição. No momento está realizando exames diagnósticos para avaliar uma possível internação, seguindo protocolos do Ministério da Saúde.

Cumprindo o protocolo oficial, o caso foi notificado para a Vigilância Epidemiológica do Estado de Mato Grosso e aguarda o resultado da contraprova pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso.

A equipe assistencial do Pronto Atendimento (P.A.J do Santa Rosa seguiu com rigor os protocolos adotados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHJ do hospital em relação ao Covid-19 - todos baseados nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde.

A diretoria do Hospital Santa Rosa e sua equipe assistencial adverte a população e pacientes que não há motivo para pânico ou histeria. Todos os procedimentos e protocolos nacionais e mundiais estão sendo cumpridos pela instituição de saúde.

Desde o princípio da epidemia mundial, o Hospital Santa Rosa tem se mantido vigilante em relação às suspeitas e possíveis casos de Covid-19 em Cuiabá. Para além de contar com recursos de medicina diagnóstica e assistenciais de excelência, a instituição vem investindo em treinamentos e simulações para o atendimento de casos - dos mais simples aos de maior gravidade.

Cervantes Caporossi
Diretor Médico do Hospital Santa Rosa

Mara Nasrala
Diretora Executiva do Hospital Santa Rosa

Luciano Côrrea Ribeiro
Médico lnfectologista e Coordenador do Pronto Atendimento"

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO