Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019

Mato Grosso

Quinta-Feira, 09 de Maio de 2019, 07h:18

FRAUDE NO BB

Operação Crédito Viciado cumpre mandados em MT, PE, GO, MG, SP, RJ, SC, PR e no DF

Deflagrada nesta quinta-feira (9) megaoperação da Polícia Civil em oito estados e no DF para prender suspeitos de desviar quase R$ 30 milhões do Banco do Brasil entre 2017 e 2018.

Redação

Reprodução

Polícia Civil de Mato Grosso

A investigação, deniminada Crédito Viciado, deve cumprir 17 mandados de prisão temporária e 28 de busca e apreensão em Pernambuco, Goiás, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e no DF até o fim do dia.

Entre os alvos estão dois ex-funcionários do banco estatal e empresários de 11 empresas terceirizadas que tinham contrato com a instituição financeira para cobrar dívidas de clientes.

A operação é feita pela Coordenação de Combate ao Crime Organizado (Cecor) e envolve 140 agentes da unidade e de outras delegacias no país.

Esquema de propina
O esquema foi denunciado pelo Banco do Brasil após auditoria que identificou o rombo. A instituição descobriu que a fraude aconteceu por meio da contratação de empresas terceirizadas para cobrar clientes inadimplentes. Quando os clientes pagavam, as empresas recebiam uma comissão. Na hora de pagar a comissão o sistema apresentava uma espécie de erro técnico e o pagamento tinha que ser feito manualmente por um servidor. Assim o banco pagava um valor a mais para a prestadora de serviços e "recebia de volta um valor de propina".

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO