Sábado, 15 de Dezembro de 2018

Mato Grosso

Quinta-Feira, 09 de Agosto de 2018, 08h:44

COMBATE À CORRUPÇÃO

MPE solicita ao TCE ampliação de acesso à base de dados de licitações

Reprodução

Ministério Público e TCE

Como suporte às atividades de combate à corrupção, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso solicitou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) a ampliação do acesso à base de dados de quatro novos módulos do  APLIC (Auditoria Pública Informatizada de Contas) e do Sistema Geo-Obras. O pedido foi formalizado nesta  quarta-feira (08), pelo procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo, ao presidente do  Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Gonçalo Domingos Neto.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, a futura expansão do acesso às bases de dados do APLIC/TCE possibilitará ao Ministério Público Estadual a realização de trabalhos periciais e multidisciplinares, análises e cruzamentos de informações, inclusive bancárias e fiscais de investigados.

“Estamos nos preparando para a adoção de ferramentas de big data e inteligência artificial para a realização de atividades preventivas, levantamentos, bem como para subsidiar medidas de bloqueio patrimonial que garantam o ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público”, ressaltou Curvo.

Durante a reunião, também foi discutida a possibilidade de celebração de uma carta de intenções entre as duas instituições para a formação de um grupo de trabalho para realização de estudos sobre o uso da ciência de dados para o controle preventivo da corrupção. O objetivo é promover o intercâmbio de informações, experiências e boas práticas por meio de uma rede de colaboração e comunicação contínua.

O APLIC - Auditoria Pública Informatizada de Contas - é um Sistema Informatizado para que os jurisdicionados transmitam, via internet, a prestação de contas ao TCE/MT.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO