Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017

Mato Grosso

Sexta-Feira, 10 de Novembro de 2017, 12h:52

HOSPITAL JÚLIO MULLER

MPE e UFMT promovem curso de capacitação sobre violência sexual contra crianças e adolescentes

Redação

MPMT

Violência sexual contra crianças e adolescentes

O Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM/UFMT), com o apoio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, promove neste sábado e domingo (11 e 12) um curso de capacitação sobre violência sexual contra crianças e adolescentes.

O evento, que acontece das 8 às 12h e das 14 às 18h, no auditório do hospital, tem como público-alvo assistentes sociais e psicólogos do Ministério Público, bem como conselheiros tutelares do município de Cuiabá, enfermeiros e médicos que trabalham na área infantojuvenil da unidade hospitalar. Ao todo, cerca de 100 profissionais vão participar da capacitação.

A Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do HUJM sempre foi parceira no atendimento a crianças em risco ou vítimas de violência física ou sexual, sendo inclusive referência para atendimento de violência sexual. Em razão à natureza desse atendimento, que envolve situações sociais, clínicas e psicológicas complexas são necessários profissionais de múltiplas áreas de atuação trabalhando em conjunto, daí a importância da capacitação desses profissionais para atender as vítimas.

“Em algumas situações temos percebido a necessidade de capacitação dos profissionais conselheiros tutelares, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos, diante da complexidade das situações”, destaca a médica Sandra Breder Assis, chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente”.

Durante o curso, que será ministrado pelo psicólogo Jean Von Hohendorff - que tem pós-doutorado na área – será abordado aspectos teóricos sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes; aspectos teóricos e clínicos sobre as repercussões na idade adulta da violência na infância; além de aspectos interventivos sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Este curso permitirá que os assistentes sociais e psicólogos do Ministério Público, além dos conselheiros tutelares e profissionais que atuam na área da saúde sejam capacitados com o que há de melhor, em nível de Brasil, para detectar quando uma criança ou adolescente é vítima de violência sexual. Muitas vezes a criança quando é vítima deste tipo de violência, ela se tranca se fecha em si mesma. O profissional tem que ser altamente preparado, gabaritado para saber conversar, saber detectar e descobrir o que está escondido dentro daquela criança que foi violada, que foi abusada. Este curso será importantíssimo para os profissionais que atuam na área e o Ministério Público, como defensor dos direitos da criança e do adolescente, com certeza seria parceiro deste evento”, ressaltou o titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Roberto Jorge do Prado.

Temas que serão abordados no curso:

* Mitos sobre violência sexual contra crianças e adolescentes;
* Conceitos de violência sexual;
* Dinâmica da violência sexual contra crianças e adolescentes;
* Indicadores e consequências da violência sexual contra crianças e adolescentes;
* Rede de proteção e atendimento em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes;
* Legislação vigente acerca da violência sexual contra crianças e adolescentes;
* Notificação de casos de violência contra crianças e adolescentes;
* Atuação profissional em casos de violência contra crianças e adolescentes com foco em aspectos éticos e de sigilo.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO