Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019

Mato Grosso

Sábado, 29 de Junho de 2019, 13h:49

UNIÃO EUROPEIA

Mato Grosso é o 2º Estado brasileiro que mais sairá ganhando com o acordo entre Mercosul e Europa

Redação

Sindifrigo

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia acertado nesta sexta-feira, 28 de junho. A negociação entre os dois blocos levou mais de 20 anos para ser concretizada e, pelo texto final, o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai poderão exportar carne para a Europa em condições mais vantajosas, enquanto a Europa poderá exportar para vinho (entre outros produtos) para esses quatro países com imposto menor. 

E em quê isso beneficia Mato Grosso? Muita coisa. O Estado de Mato Grosso hoje é o segundo maior exportador brasileiro de carne bovina, atrás apenas de São Paulo. Mato Grosso exporta 16,7% do total da carne, oje de 59.600 mil toneladas de exportações aumente rapidamente com o novo acordo, o que será bom para o PIB mato-grossense. Para melhorar, o acordo também torna viável venda de carne suína e ovos processados para a União Europeia e vai zerar tarifas para produtos agrícolas brasileiros como suco de laranja e frutas (melancia, laranja e limão, entre outras), o que também é bom para os exportadores em Mato Grosso.

O acerto entre os dois blocos também vai reconhecer como distintivos do Brasil produtos como cachaças, queijos, vinhos e cafés. Em troca, haverá cotas para importação zero de produtos lácteos, como queijos. Mercosul e União Europeia se comprometeram ainda a reduzir entraves de medidas sanitárias e fitossanitárias.

Os três maiores exportadores de carne bovina do Brasil:
São Paulo – 93.732 toneladas 26,3% do total
Mato Grosso – 59.600 toneladas 16,7% do total
Goiás – 44.364 toneladas 12,5% do total

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO