Terça-Feira, 02 de Junho de 2020

Mato Grosso

Quarta-Feira, 01 de Abril de 2020, 18h:42

COVID-19 EM MATO GROSSO

Contaminação comunitária é confirmada em três cidades; Estado tem 28 casos confirmados

Jô Navarro

Reprodução

O número de casos confirmados de covid-19 aumentou de 25 ontem para 28 hoje (01-04). Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, 10 pacientes com diagnóstico conirmado estão internados, sete deles em UTIs e três em enfermaria.

Ainda segundo o boletim (veja anexo ao final), 2% das amostras testadas pelo Lacen-MT têm resultado positivo.

Transmissão

Várzea Grande e Rondonópolis têm transmissão local. Em Cuiabá, Tangará da Serra e Nova Monte Verde foi confirmada a transmissão comunitária. Segundo disposto no Decreto 432, estes municípios devem impor também a quarentena das pessoas pertencentes aos grupos de risco (idosos, hipertensos, diabéticos, doentes crônicos, etc) e restringir todas as atividades não consideradas essenciais.

É considerada transmissão local os que se infectaram com vírus Sars Cov 2 que não estiveram em nenhum país com registro da doença, mas tiveram contato com outro paciente infectado confirmado.

Os casos de transmissão do vírus entre a população, nos quais não pode se determinar a origem do contágio são considerados de transmissão comunitária.

Testagem

Segundo Gilberto Figueiredo, somente os pacientes internados nos hospitais de referência para a covid-19 são submetidos ao teste rápido, além dos profissionais de saúde. O Estado adquiriu 20 mil testes rápidos para utilizar nesses hospitais, porém eles são efetivos após sete dias da contaminação.

"Vamos internar todos os pacientes que tenham Síndrome Respiratória Grave, ele [paciente] não vai ficar de escanteio aguardando a confirmação [do teste]. Inicialmente ele vai ficar internado numa área que ainda não tem certeza se é covid. A partir do momento que detectar que ele é um paciente com covid, ele vai para uma área especial de isolamento."

Anexos:

  • BOLETIM INFORMATIVO 24 - 01-04-2020.pdf (Download)

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO