Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019

Mato Grosso

Domingo, 08 de Setembro de 2019, 11h:02

INCÊNDIO EM NOBRES

Bombeiros, Exército e brigadistas lutam contra incêndio no Parque Sesc Serra Azul

Redação

CBM-MT

Desde a quinta-feira (05/09) a tripulação do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) atua em ações de combate ao incêndio, que teve início no domingo (01/09) na área de proteção ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá e Sesc Serra Azul (151 Km de Cuiabá) na região de Nobres.

O fogo destruiu áreas de pasto e de vegetação nativa, indo em direção ao Sesc Serra Azul. No início da manhã de quinta, equipes do Exército, com 22 militares, e da Sema, com dois agentes, reforçaram o efetivo de 14 bombeiros militares e dez brigadistas do Sesc no combate às chamas.

Animais morreram queimados em Cuiabá. — Foto: Divulgação

Animais morreram queimados em Cuiabá. — Foto: Divulgação

O incremento de pessoal foi solicitado ao Centro Integrado de Multiagencias Operacional (Ciman) e possibilitou que as ações de resposta desempenhadas pelas equipes da Base Descentralizada Bombeiro Militar (BDBM), Equipe de Intervenção Operacional-EIOp e GAvBM fossem mais efetivas.

O GAvBM concentrou os lançamentos de água para enfraquecer a linha de frente, que segue para a direção nordeste da Serra. Uma das linhas de fogo se desloca em direção à Cachoeira Serra Azul, ponto turístico muito visitado na região. Para proteger o entorno, as equipes estão fazendo aceiros negros e linhas de ataque nas proximidades do fogo.

A região é bem acidentada, dificultado o progresso de tropa terrestre. Na região do Parque Estadual Cabeceiras do Rio Cuiabá foram queimados 100 hectares e 6 mil hectares de pastagens nas imediações viraram cinzas.

Recursos empregados na operação

2 aeronaves de combate

3 veículos Auto Rápido Florestal

1 Auto Tanques para abastecimento de combustível de aeronave

1 caminhão pipa do Sesc com capacidade de 8 mil litros

2 caminhões com tanque reboque 3.000L

1 estrutura de piscina com capacidade para 15.000 litros de agente extintor (água)

22 militares do exército

2 agentes da Sema

14 bombeiros militares

10 brigadistas do Sesc Serra Azul

Apoio das fazendas circunvizinhas

Seca continua em Cuiabá

Segundo o Cptec-Inpe não há previsão de chuva em Cuiabá e cidades vizinhas nos próximos quinze dias. A temperatura segue com máxima de 41ºC na Captal, podendo chegar aos 42ºC. A umidade relativa do ar cai a nível de deserto, em torno de 12% a 15%.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO