Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020

Nacional
Terça-Feira, 19 de Maio de 2020, 14h:38

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Rodrigo Maia fala sobre adiamento do Enem e das eleições municipais

Redação

Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (19), o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), falou sobre a possibilidade de adiamento das eleições municipais, sem prorrogação de mandato, proposta que deve ser analisada inicialmente por um grupo de trabalho formado por deputados e senadores.

Adiamento das eleições

Maia anunciou a criação de uma comissão mista composta de deputados e senadores para debater o adiamento da data das eleições municipais previstas para outubro, sem a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

A proposta partiu do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Segundo Maia, o grupo deve propor um texto para ser analisado também pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), antes de ir a voto nas duas Casas.

“A maioria dos parlamentares entende que podemos ter o adiamento da data, mas não a prorrogação dos mandatos”, disse o presidente.

Adiamento Enem

Maia afirmou que aguarda ainda uma decisão do governo sobre o adiamento das provas do Enem, previstas para novembro. O Senado deve votar ainda hoje um Projeto de Decreto Legislativo que adia a avaliação. Segundo o presidente da Câmara, se o governo não se posicionar, os deputados vão votar o projeto do Senado e impor a mudança pelo Legislativo. “Espero que o governo decida antes”, afirmou.

Ele também disse que a MP 966/20, que isenta de responsabilidade os agentes públicos por erros cometidos durante o período da pandemia, foi fortemente criticado pelo Tribunal de Contas da União e que a Câmara pode rever os pontos mais polêmicos do projeto.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO