Terça-Feira, 23 de Outubro de 2018

Nacional
Quinta-Feira, 04 de Outubro de 2018, 14h:33

54 VAGAS

Renovação no Senado será, no mínimo, de 50%, aponta levantamento

Redação

Reprodução

Senado Federal

Dos 29 candidatos à reeleição ao Senado Federal, 16 estão virtualmente eleitos, 11 têm chances de renovação do mandato e 2 estão praticamente derrotados. Segundo esse cenário, a renovação de políticos em relação às 54 vagas em disputa (2/3 do total) seria de, no mínimo, 50%. As vagas no Senado são disputadas por 358 candidatos.

O prognóstico foi feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O levantamento considerou basicamente as pesquisas eleitorais e as estruturas de campanha, além da vinculação da candidatura a um governador forte. As surpresas que surgiram decorrem mais do desgaste dos candidatos à reeleição do que propriamente de méritos dos concorrentes, aponta.

Dentre os 54 postulantes que serão eleitos ou reeleitos, pelo menos 12 são ex-senadores, 14 deputados ou ex-deputados, 8 foram governadores, 2 são ex-prefeitos e 1 é ex-presidente da República.

No entanto, segundo o Diap, a futura composição do Senado Federal em relação aos partidos mudará pouco. O MDB continuará com a maior bancada, seguido do PSDB e do PT.

Veja abaixo a previsão do Diap para a formação do Senado:

 

Com informações da Assessoria de Imprensa do Diap. 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO