Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019

Nacional
Quinta-Feira, 02 de Maio de 2019, 17h:30

LAGOSTA E VINHOS IMPORTADOS

Kajuru critica cardápio refinado descrito em licitação do STF: "é revoltante"

Isso é inadmissível em um país onde grande parte da população não tem arroz e feijão na mesa, diz senador, que acionou o TCU para suspender a licitação

Redação

Jefferson Rudy/Agência Senado

Senador Jorge Kajuru (PSB-GO)

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) afirmou nesta quinta-feira (2) que entrou com uma ação no Tribunal de Contas da União (TCU) para impugnar o processo licitatório do Supremo Tribunal Federal (STF) 27/2019 que prevê a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de fornecimento de refeições institucionais.

Para o parlamentar, a compra de itens de luxo previstas no edital, como lagosta, camarão e presunto de parma com dinheiro público é inadmissível em um país onde grande parte da população não tem arroz e feijão na mesa, argumentou. O senador mencionou, perplexo, que além das comidas, as bebidas também precisavam ser "de alta qualidade". Os vinhos exigidos tinham uvas e safras específicas e com, no mínimo, quatro premiações internacionais, disse.

— Eles comem tanto, bebem tanto, que acabam dormindo durante o julgamento e perdendo a consciência de como julgar bem, porque é tanta farra, é tanta comida, a chamada farra do boi. Eu vou tentar impedir isso, tentar que o TCU faça uma auditoria para acabar com essa licitação, com esse edital e fazer com que não se autorize com o dinheiro do público comprar isso tudo aqui de exagero— declarou.

Hoje (02-05) o subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Rocha Furtado, afirma que a notícia da licitação do STF para adquirir lagosta e vinhos importados e premiados, teve "forte e negativa repercussão popular" e pediu a suspensão do certame.

O Caldeirão Jurídico noticiou a referida licitação no dia 28 de abril. 

No edital, dentre os alimentos 'sugeridos' para entradas há o salmão defumado, truta salmonada e surubim defumado (com blinis, molho de raiz forte ou de carpaccio); camarões ao vapor (com molho golf, raiz forte, agrião etc.); medalhões de lagosta (com molho golf, de raiz forte, de agrião etc.). Constam ainda no cardápio medalhões de lagosta e carne seca dos Brisões, especialidade do cantão de Graubünden, na Suiça.

No quesito bebidas, suas excelências exigem no mínimo quatro premiações para alguns espumantes e vinhos. Há ainda especificação da colheita manual das uvas e envelhecimento em barris de carvalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO