Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019

Mato Grosso
Domingo, 27 de Outubro de 2019, 08h:26

PEC DA REDUÇÃO

Se depender de Mato Grosso, número de senadores e deputados federais não reduz

Redação

Caldeirão Político

Jayme Campos, Selma Arruda e Wellington Fagundes

Um grupo de 21 senadores propõe reduzir futuramente o número de congressistas em, pelo menos, um terço. No Senado Federal, onde a ideia amadurece, a redução de um terço dos gabinetes significaria um senador a menos por estado; atualmente são três por unidade da federação, com o total de 81, e esse número cairia para 54.

A proposta de nº 12/2019, de autoria do senador Álvaro Dias (Podemos-PR) recebeu relatório favorável do senador paranaense Oriovisto Guimarães (PR) na Comissão de Constituição e Justiça e está pronta para entrar na pauta de votação.

“Nós temos que dizer à população que tem gente aqui neste Congresso pensando em mudar o país, que a esperança não pode morrer, que a população tem que procurar, de alguma maneira, entender isso. E que, se a população não se mobilizar, realmente essas reformas não serão feitas. Mas alguém tem que começar. Alguém tem que dar o pontapé inicial na bola. É isso que nós estamos fazendo”, disse o relator Oriovisto Guimarães na entrevista coletiva de quarta-feira, 23, publicada na Agência Senado.

Na Câmara dos Deputados, a redução de um terço resultaria no corte de 171 vagas, ou seja, de 513, quantidade atual, para 342. Segundo o senador goiano Jorge Kajuru (Cidadania), integrante do grupo “Muda Senado”, composto por 21 senadores, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) se estende aos Legislativos estaduais e municipais.

Entre os senadores eleitos por Mato Grosso, a ídeia de reduzir não agrada os senadores Jayme Campos(DEM) e Wellington Fagundes(PR), que até agora não se manifestaram oficialmente sobre o assunto.

A senadora Selma Arruda (Podemos), integra o grupo de 21 senadores em outros projetos, mas em relação a diminuição do número de deputados e senadores também não se manifestou publicamente.

O mesmo ocorre com a bancada de deputados federais de Mato Grosso, na Câmara Federal.

 

 

 

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO