Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019

Mato Grosso
Terça-Feira, 11 de Junho de 2019, 11h:50

DIAP

Mato Grosso não tem representantes na elite do Congresso Nacional do ano de 2019

Redação

Caldeirão Político

Jayme Campos, Selma Arruda e Wellington Fagundes

Parlamentares mato-grossense não fazem parte da lista dos 100 Cabeças do Congresso Nacional 2019. Nem deputados senadores.

Já Goiás tem os deputados federais Delegado Waldir e Major Vitor Hugo, ambos do PSL, e João Campos, do PRB. Nenhum dos três senadores – Jorge Kajuru, Vanderlan Cardoso e Luiz Carlos do Carmo – goianos aparece entre os congressistas mais importantes.

A lista é do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e vem sendo divulgada desde 1994. Ela é formada por 71 deputados federais e 29 senadores.

Os “Cabeças” 2019 possui 10 estados em que 2 dos 3 senadores estão entre os mais influentes do Parlamento. São eles: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí, da Região Nordeste; Amazonas e Amapá, da Região Norte; e São Paulo e Minas Gerais, da Região Sudeste.

Apenas 5 estados não possuem representantes na elite do Congresso Nacional do ano de 2019. São eles: Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte e Roraima.

Critérios
Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo legislativo, o DIAP adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais (institucionais) reputacionais e decisionais.

cabecas 2019 grafico por estado

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO