Sábado, 04 de Julho de 2020

Legislativo

Segunda-Feira, 09 de Março de 2020, 08h:33

PESQUISA REVELADORA

Abilio foi cassado porque base tem medo de sua popularidade

Câmara acelerou processo de cassação depois que pesquisa mostrou que Abilio Junior é melhor avaliado que Misael e Toninho de Souza

Jô Navarro

Reprodução

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou uma pesquisa em dezembro de 2019 para avaliar hábitos de comunicação da população de Cuiabá e como os vereadores e a Casa são vistos pela população.

Os resultados revelaram o descontentamento dos cuiabanos com a falta de fiscalização, o repúdio à corrupção e a aprovação do vereador Abilio Junior.. 

 A Vetor Pesquisas entrevistou 1.200 pessoas. Na modalidade espontânea, quando nenhum nome é citado pelo entrevistador, a pesquisa revela que Abilio Junior é considerado o vereador com melhor atuação, com 6%. Em segundo lugar, com 2%, aparecem o presidente da Casa, Misael Galvão, Toninho de Souza e Dilemário Alencar.

A pesquisa também quis saber qual a última notícia negativa sobre a Câmara Municipal que o entrevistado se lembra. As respostas demonstraram que os atos dos vereadores que apoiam o prefeito Emanuel Pinheiro são reprovados pela população.

Notícias negativas:
Aprovação do aumento do salário do prefeito 9%
Briga entre vereadores 5%
Arquivação da CPI do Paletó 4%
Corrupção/desvio de verbas 3%
Cassação do vereador Abilio 3%

Outros menos de 1%: Ministério Público investiga Vereador por crime sexuais, Aluguel de carro de luxo para os vereadores, Briga entre o Prefeito e os Vereadores, Promessas não cumpridas, Vereadores acusam Emanuel Pinheiro de comprar testemunhas, Altos salários dos vereadores, Abílio é impedido de fiscalizar, Vereadores que não fazem nada, CPI da Energisa.

A Vetor Pesquisas conclui:

O vereador Misael Galvão criou expectativas quando assumiu a presidência da Câmara, mas seu trabalho ainda não foi percebido pelo cidadão. Misael pode ser o impulsionador das mudanças que os entrevistados esperam ver na Câmara, mas desde que evite entrar em discussões e priorize o papel institucional de proposição e defesa de projetos úteis para o cidadão.

• O comportamento do vereador Abílio Júnior impacta negativamente na imagem da Casa, devido a escândalos e brigas nas quais se envolve. Porém, é o parlamentar com maior recall junto a cidadãos mais jovens, que acompanham seu trabalho pelas mídias sociais e gostam desse perfil mais combativo. Mesmo eles, porém, reclamam dos bate-bocas. Sinal expresso da importância do ambiente digital, mais do que de aprovação da atuação do vereador: é ele quem está sendo visto pelo cidadão, e é ele quem hoje está ‘pautando’ o imaginário a respeito da Casa.

• A inserção nas plataformas digitais e a construção de uma narrativa própria para esse ambiente são fundamentais para que se crie um cenário propício para a mudança de imagem da Câmara de Vereadores.

Para o Caldeirão Político, a imagem  ruim da Câmara só mudará se os vereadores da base cumprirem seu papel de fiscalizar e pararem de blindar o prefeito Emanuel Pinheiro. 

A cassação do mandato do vereador Abilio Junior na última sexta-feira contribuiu para aumentar sua popularidade e ainda expôs quem são os vereadores que apoiam o prefeito do paletó. 

Abilio vai recorrer judicialmente e tem grande probabilidade de retornar à Câmara, já que o processo na Comissão de Ética cerceou a defesa e ele foi cassado por fiscalizar e cumprir seu papel de vereador. 

 

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO