Sábado, 19 de Outubro de 2019

TRT
Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019, 10h:07

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

TRT/MT leva orientações sobre trabalho seguro a mais um canteiro de obras em Cuiabá

Sinara Alvares

TRT/MT

Palestra no canteiro de obras

Cerca de 300 trabalhadores de um canteiro de obras na região do Coxipó, em Cuiabá, assistiram à palestra sobre trabalho seguro promovida pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin 23), nessa segunda-feira (16).

Essa foi a primeira de uma série de quatro exoposições que serão realizadas entre setembro e outubro em parceria com Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá nos canteiros de obra da empresa MRV.

As orientações sobre prevenção a acidentes de trabalho foram levadas pelo juiz Luis Fernando Galvagni, que conversou com os trabalhadores sobre a importância de utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), atenção no trabalho e as consequências dos acidentes para o trabalhador, para a empresa e para o governo.

O magistrado também lembrou os trabalhadores sobre a importância do descanso, já que, segundo ele, “o cansaço também pode colocar a vida dos trabalhadores em risco”. “A principal forma de evitar acidentes é a conscientização e observância das normas. É um trabalho de formiguinha, temos sempre que conversar sobre esse tema. São vidas que estão em jogo”, avaliou.

A técnica de saúde e segurança do trabalho da obra, Eva Maria Martins, destacou a importância da parceria do Getrin para a prevenção de acidentes de trabalho. “A vinda de um juiz aqui para orientar os trabalhadores nos ajuda na prevenção de acidentes. Todos aprendemos muito hoje”, avaliou.

José da Cunha trabalha no canteiro de obras, faz parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa e sabe bem a importância da conscientização entre os trabalhadores. “Essa conversa que tivemos aqui incentiva a todos os trabalhadores para terem uma maior responsabilidade com sua própria segurança. Todo canteiro de obras deveria receber essas informações porque são muito importantes para salvar vidas”, afirmou.

Getrin 23

Criado em 2012, o Getrin 23 é o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 23ª Região da Justiça do Trabalho (com jurisdição em Mato Grosso), presidido pelo TRT mato-grossense e vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e criado com base na Resolução 96/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

O Getrin 23 também é formado por órgãos públicos, entidades sociais e empresas e tem como finalidade planejar e executar ações locais contínuas e permanentes voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO