Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019

Judiciário
Quarta-Feira, 10 de Abril de 2019, 09h:33

TRE-MT

TRE cassa diploma da senadora Selma Arruda e determina nova eleição

TRE vai realizar nova eleição para senador em Mato Grosso

Redação

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) em Mato Grosso, requereu, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), a cassação da diplomação da senadora Selma Arruda, eleita pela Coligação "Segue em Frente Mato Grosso", e de seus suplentes.

Além da perda do mandato, o MPE requer ainda a aplicação de sanção de inelegibilidade e, como consequência, que sejam realizadas novas eleições para o preenchimento de uma vaga de senador em Mato Grosso.

O pedido de exceção de suspeição do presidente Pedro Sakamoto, feito pela defesa da senadora, foi negado em decisão monocrática. Por isso fica mantido o julgamento para a presente sessão.

11h29: O relator Pedro Sakamoto leu o seu voto em que pede a cassação do diploma e mandato da sendora Selma Arruda e realização de nova eleição para preencher a vaga de senador.

A sessão foi suspensa para o almoço e será retomada às 14h.

Resultado

Por unanimidade os membros do TRE-MT decidiram cassar o diploma eleitoral da senadora Selma Arruda e do seu suplente. O relator Pedro Sakamoto votou pela convocação do terceiro colocado no pleito de 2018, Carlos Fávaro, para suprir a lacuna no Senado até a realização de um novo pleito, mas foi vencido pelos votos de Ricardo Gomes Almeida, que abriu a divergência, Jackson Francisco Coleta Coutinho, Luís Aparecido Bortolussi Júnior e Marilsen Andrade Addario.

A senadora Selma Arruda deve recorrer da decisão.

Acompanhe ao vivo:

Parte 2 - Tarde

 Parte 1 - Manhã

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO