Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020

Judiciário
Sexta-Feira, 12 de Junho de 2020, 16h:19

MULHERES NA POLÍTICA

Diálogos democráticos: Camila Pitanga, Djamila Ribeiro e Simone Tebet participam da primeira live de debates inspiradores para as Eleições 2020 promovidos pelo TSE

Reprodução

Live mulheres na política

Mais mulheres na política é o tema da primeira live realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para promover debates inspiradores para as Eleições 2020, que acontece no dia 19 de junho a partir das 18h. O primeiro episódio da série Diálogos Democráticos será transmitido ao vivo no YouTube e em todas as redes sociais oficiais do Tribunal, e terá como participantes Camila Pitanga, atriz e embaixadora da ONU Mulheres; Djamila Ribeiro, escritora, filósofa e professora da PUC-SP; e Simone Tebet, senadora (MDB) e primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, vai mediar a live

“Esse é um tema fundamental para o fortalecimento da democracia. Se as mulheres representam 51% da população e ocupam apenas 15% das vagas do Congresso, temos um grave problema de representatividade, refletido na formulação de políticas públicas”, afirma Barroso.

A escolha de mulheres notoriamente reconhecidas por sua atuação em favor da equidade de gênero e cujas vozes têm ampla repercussão nas redes sociais vai ao encontro da estratégia do TSE de mobilizar figuras públicas que sejam influenciadoras no meio digital, para sensibilizar a população e transmitir mensagens-chave essenciais para o incentivo ao voto consciente. A expectativa é ter a participação de outros cidadãos com esse potencial de inspiração e comunicação nas próximas edições dos Diálogos Democráticos.

Transparência e participação social

A transmissão das lives promovidas institucionalmente pelo Tribunal Superior Eleitoral no YouTube, Twitter e Instagram ampliam a transparência que a Justiça Eleitoral dá às suas iniciativas. A democratização do acesso aos conteúdos produzidos pelo TSE também tem sido amplificada pela TV Justiça, que recentemente voltou a transmitir as sessões plenárias das quintas-feiras desta Corte e ampliou a cobertura jornalística do ramo Eleitoral do Poder Judiciário com a publicação de mais matérias.

Outro aspecto a ser destacado na série Diálogos Democráticos é a expansão dos espaços de participação social, por meio dos chats que possibilitam o envio de perguntas, colaborações, críticas e sugestões relacionadas aos temas em debate no YouTube e na live do Instagram, e também por meio da hashtag #DiálogosDemocráticos no Twitter. “Toda participação que não viole os termos de uso dos canais digitais do TSE é bem-vinda”, lembra o presidente Barroso.

Participa Mulher

A primeira live de debates inspiradores promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral também é uma iniciativa do projeto Participa Mulher, de incentivo ao protagonismo feminino na política. O portal dessa campanha permanente da Justiça Eleitoral reúne informações sobre a história do voto feminino, das primeiras mulheres a conquistar espaços de relevância no meio político e notícias que abordam a atualidade dessa participação.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO