Sexta-Feira, 22 de Junho de 2018

Internacional

Quarta-Feira, 07 de Março de 2018, 09h:32

MUNDO ANIMAL

Ursa enfrenta tigre para proteger seu filhote na Índia

El País

Ursa enfrenta Tigre

Um tigre de Bengala e uma ursa protagonizaram uma briga que deixou impactados os turistas que presenciaram a cena, em um parque nacional da Índia. A ursa enfrentou o tigre para proteger o seu filhote do ataque do felino. A luta, na quarta-feira da semana passada, foi gravada por um guia turístico do Estado de Maharashtra, no oeste do país, que guiava um grupo de turistas numa excursão pela selva. Os visitantes assistiram de camarote ao combate, que durou 15 minutos.

O confronto ocorreu na tarde de um dia em que as temperaturas na Índia superavam os 35 graus. Um tigre se refrescava num lago do Parque Nacional de Tadoba quando uma ursa e seu filhote se aproximaram da mesma lagoa para beber água. O tigre então começou a espreitar o pequeno animal. Os ursos dessa espécie, a Melursus ursinus — conhecidos como ursos-beiçudos ou ursos-preguiças, e frequentemente usados como mascotes bailarinas na Índia , não são animais territoriais, mas mesmo assim instinto da ursa se ativou quando o tigre atacou o seu ursinho.

Akshay Kumar, que filmou o duelo enquanto guiava os turistas pela reserva, disse que o tigre atacou a ursa durante cinco minutos, antes que a mãe reunisse forças para revidar. “[O tigre] foi atrás do filhote, mas ela atacou [o felino] para proteger a sua cria. Continuou durante 15 minutos. O tigre rugia. Foi uma briga muito dura”, contou o guia, acrescentando que, num dado momento, a ursa ficou imobilizada na presas do tigre, aparentemente dominada por ele.

Mas então, conforme a descrição do homem, a ursa ficou de pé sobre suas patas traseiras, voltou à luta e atacou “implacavelmente” o felino, que se refugiou em um lago próximo, “acovardado e derrotado”. A mãe e o filhote aproveitaram o momento para desaparecer no matagal. De acordo com Kumar, os dois animais claramente ficaram feridos durante a briga.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO