Domingo, 16 de Dezembro de 2018

Internacional

Terça-Feira, 21 de Agosto de 2018, 19h:40

TREMOR EM TRÊS ESTADOS

Terremoto na Venezuela é sentido em cidades de Roraima

G1 RR, Boa Vista

Reprodução

Forte terremoto sacode Venezuela

terremoto de magnitude 7,3 que atingiu a costa norte da Venezuela no final da tarde desta terça-feira (21) foi sentido em cidades de Roraima. Também houve reflexos do tremor em Rio Branco (AC) e Manaus (AM) – onde prédios chegaram a ser evacuados.

Até as 18h30, havia relatos de moradores de Boa Vista, Rorainópolis, Caracaraí e Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. Um vídeo feito por um morador da cidade na fronteira mostra as prateleiras de um mercado balançando com o tremor.

O epicentro ocorreu perto da cidade de Guiria e o terremoto foi sentido ainda na capital, Caracas, onde edifícios sacudiram, disseram testemunhas à Reuters.

 

"Estava deitado quando começou a tremer a janela. No início, pensei que era alguma máquina pesada passando na rua, mas quando saí vi o pessoal gritando e aquela correria na rua", disse Wendel Vale, morador de Pacaraima.

 

A professora Leila Ramires contou que estava na casa de um parente, no bairro Asa Branca, zona Oeste de Boa Vista, quando sentiu o tremor.

"Estávamos conversando em uma mesa quando notamos que a mesa e as cadeiras começaram a tremer, achei muito estranho. Logo depois, os vizinhos também saíram para fora relatando que havia tremido nas casa deles", disse Leila.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Roraima, Doriedson Ribeiro, as equipes monitoram Pacaraima, Rorainópolis e Caracaraí, mas não houve nenhum dano registrado ou vítimas em relação ao abalo. O Corpo de Bombeiros aguarda informações de outras regiões do estado e verifica a situação.

O geólogo e pesquisador da Universidade Federal de Roraima, Stélio Tavares, disse que em Roraima já foram sentidos outros tremores, mas não com essa magnitude. "Essa é a maior que eu tenho conhecimento para essa região Norte do país."

"Nossa região é a mais próxima de uma zona de contato entre duas importantes placas tectônicas, a placa sul-americana e a placa caribenha, e um terremoto com essa magnitude é bastante significativo nessa região, podendo causar danos materiais e até pessoais", explicou.

Segundo a emissora Telesur, o ministro venezuelano da Administração Interna, Justiça e Paz, Néstor Reverol, enviou uma mensagem para tranquilizar a população em que afirmou que o abalo não teria causado danos ou vítimas, "embora as autoridades permaneçam em alerta".

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO