Sexta-Feira, 20 de Abril de 2018

Internacional

Quarta-Feira, 10 de Janeiro de 2018, 07h:24

ALETA DE TSUNAMI

Terremoto atinge Honduras e Cuba e provoca alerta de tsunami

Redação com Agências

Reprodução/Obsis

Um forte terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter atingiu áreas entre Honduras e Cuba e provocou alerta de tsunami que poderia afetar Porto Rico e as Ilhas Virgens, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (EUA).

De acordo com o centro americano, o tremor ocorreu por volta das 23h (horário local, 1h de Brasília desta quarta-feira) e sua origem estava a 44 quilômetros ao leste do arquipélago das Ilhas de Cisne, que pertencem a Honduras e ficam no noroeste do Mar do Caribe.

O tremor, que teve 10 quilômetros de profundidade, ocorreu no mar, entre a ilha de Cuba e as costas de Honduras e Belize, segundo mostram os mapas do Serviço Geológico norte-americano.

O epicentro foi localizado a 201,9 quilômetros da localidade de Barra Patuca (Honduras), de 2.758 habitantes, e a 245,2 quilômetros do município de Puerto Lempira, que reúne 4.856 pessoas, assim como a 303,1 quilômetros de George Town, nas Ilhas Cayman.

Aparentemente, o epicentro do terremoto está distante dos centros urbanos, mas por enquanto não se sabe qual o seu alcance.

Logo após o tremor, o Serviço Meteorológico dos EUA emitiu alerta sobre a possibilidade de tsunami para Cuba, Honduras, o México, as Ilhas Cayman, a Jamaica, Belize e também as Ilhas Virgens e Porto Rico, territórios americanos recentemente devastados pelos furacões Irma e Maria.

As ondas podem atingir entre 0,3 e um metro de altitude acima do nível do mar.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO