Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019

Internacional

Segunda-Feira, 25 de Março de 2019, 11h:45

FLACMA

Congresso de prefeitos no Chile

Redação

CNM

Congresso Latino-americano de Prefeitos e Autoridades Locais

O Congresso do Chile tem por objetivo o Desenvolvimento Sustentável (ODS). O propósito é construir uma agenda de trabalho dos governos locais para os próximos 10 anos. A coordenação do encontro visa orientar e disseminar entre os prefeitos a cuidar da sustentabilidade do planeta no combate aos efeitos do câmbio climático.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propõem uma ação mundial coordenada entre os governos, as empresas, a academia e a sociedade civil para alcançar os 17 ODS e suas 169 metas, de forma a erradicar a pobreza e promover vida digna para todos dentro dos limites do planeta. 

O Congresso Latino-americano de Prefeitos e Autoridades Locais está com inscrições abertas. Promovido pela Federação Latino-americana de Municípios, Cidades e Associações de Governos Locais (Flacma) em parceria com a Associação Chilena de Municípios (AChM), o evento será em Santiago do Chile, no Centro de Extensão da Universidade Católica, de 27 a 29 de março. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia o evento, e incentiva a participação dos gestores municipais brasileiros.

Voltado às autoridades locais, membros de redes municipais e outras organizações de classe mundial, o congresso pretende reunir líderes e representantes dos governos locais pertencentes à Federação, que conta com mais de 16 mil Municípios da América Latina representados. Para facilitar a participação de gestores brasileiros, a Confederação lançou um hotsite que viabiliza a inscrição on-line. A área Internacional da entidade também subsidiará os municipalistas nacionais com o compartilhamento de informações.

O congresso, de natureza programática, é a oportunidade de fortalecer a agenda e as prioridades do municipalismo latino-americanos e do Caribe. Também de debater a democracia, a descentralização, a participação e o respeito pelos direitos humanos. Serão onze comissões de trabalho em áreas relevantes para os governos locais, todas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como comissão de meio ambiente, de gênero, de migração, de segurança pública, de descentralização, e de financiamento municipal.

A CNM reforça apoio à agenda. A entidade reforça a importância da participação dos gestores brasileiros no evento como uma oportunidade para conhecer experiências exitosas da região e para a construção de parcerias. Além disso, durante o evento, será lançada a Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Autoridades de 2020, que será realizada pela CNM em parceria com a Flacma, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o governo de Pernambuco.

Saiba mais informações e realize sua inscrição pelo aplicativo oficial do evento.

Fonte: CNM

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO