Caldeirão Político

Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 17h:28

CRM-MT reitera recomendação de suspensão de cirurgias eletivas

Redação

O Conselho Regional de Medicina em Mato Grosso (CRM-MT) voltou a recomendar nesta sexta-feira (10) que os hospitais privados no Estado mantenham a suspensão dos procedimentos cirúrgicos eletivos que demandem a internação do paciente na unidade hospitalar, como medida de contenção à pandemia do novo coronavírus.

O documento é direcionado aos diretores técnicos das unidades hospitalares, que de acordo com o art. 1º da Resolução do CFM nº 2.147/2016, são responsáveis pela garantia das condições técnicas de atendimento nas instituições públicas ou privadas, e respondem perante o Conselho Regional de Medicina.

A recomendação não deve alcançar as cirurgias oncológicas e cardiovasculares, dada as suas especificidades, assim como os atendimentos de Urgência e Emergência.

Leia tambémMT HEMOCENTRO PRECISA URGENTE DE 3 TIPOS DE SANGUE

De acordo com a Presidência do CRM-MT, o teor da recomendação será reavaliado em 15 (quinze) dias, após análise da evolução da pandemia no Estado de Mato Grosso.

"Aos pacientes e equipe cirúrgica recomenda-se que seja realizada uma triagem prévia sobre possível contato com portador de COVID-19 (nos últimos 30 dias), além da avaliação dos sintomas com detalhada anamnese e exame físico. A mínima suspeita clínica de infecção, principalmente de vias aéreas superiores, deve ser razão para suspensão da cirurgia, orientações válidas tanto para médicos (toda a equipe) como para os pacientes", diz trecho do documento.

Veja AQUI a íntegra do documento

 


Fonte: Caldeirão Político

Visite o website: caldeiraopolitico.com.br