Caldeirão Político

Domingo, 05 de Janeiro de 2020, 07h:22

5 vereadores de Cuiabá que mais se destacaram em 2019

Cícero Henrique

O Caldeirão Político ouviu empresários, políticos, jornalistas e pesquisadores para definir os vereadores de Cuiabá que se destacaram em 2019. Quase todos os entrevistados disseram que a maioria dos vereadores decepcionaram. Não porque sejam ineficientes ou corruptos, e sim porque se esperava mais deles. Os vereadores da base aliada do prefeito são apresentados como políticos que “jogam mais para si do que para a cidade".

Abilio Junior – que deve ser candidato a prefeito pelo PSC – é visto como o vereador mais atuante. “Ele tem o perfil de fiscalizador. É eficiente, decente e participa dos debates centrais sobre a cidade, como o Plano Diretor, em alto nível”, frisa um dos entrevistados.

“Diego Guimarães, Marcelo Bussik (PSB) e Dilemário Alencar (PROS), se perseverarem, vão longe”, sublinha um entrevistado. “São o futuro chegando, se tornando presente, os três também são as revelações da legislatura.”

Já Felipe Wellaton (PV), bastou encampar a luta dos mais pobres para se tornar um vereador que a cidade respeita.

A imagem da Câmara é mais positiva hoje por causa dos vereadores da oposição do que há alguns anos, quando era conhecida como a “Casa dos Horrores”. Tanto que, no momento, há três pré-candidatos a prefeito: Abilio Junior (PSC), Diego Guimarães (Progressistas) e Felipe Wellaton (PV).

Abilio Junior, nas questões sociais, saúde e de moradia popular, é um legislador participante, firme. Defende a sociedade de maneira global, mas, é, sobretudo, um defensor das classes menos assistidas.

Às vezes, é apontado como um vereador que faz “barulho”, e só. Mas não é bem assim. É posicionado, crítico e bem informado.

Os vereadores da oposição são os mais aguerridos de Cuiabá. Envolvem-se nos embates com conhecimento de causa. Surpreenderam muita gente, em especial pela firmeza nas discussões e pelo conhecimento preciso dos temas debatidos.


Fonte: Caldeirão Político

Visite o website: caldeiraopolitico.com.br