Terça-Feira, 22 de Maio de 2018

Geral
Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018, 08h:13

SAÚDE

Japão extermina 91 mil galinhas com gripe aviária

Redação com Agências

Reprodução

As autoridades do Japão anunciaram esta sexta-feira o abate de cerca de 91 mil galinhas no sudoeste do país, depois da deteção, na quinta-feira, de uma variante altamente patogénica do vírus da gripe aviária.

O novo surto foi descoberto numa área na prefeitura de Kagawa, após análises mostrarem que mais de meia centena de galinhas mortas esta semana estavam infectadas com a estirpe H5 do vírus, que é altamente contagiosa, confirmaram as autoridades regionais em comunicado.

As aves começaram a ser sacrificadas pouco antes da meia-noite de quinta-feira, devendo ficar concluída em 24 horas. “Existe a possibilidade de haver outros casos de gripe aviária fora da zona, pelo que as autoridades locais devem ser cautelosas para evitar a propagação do contágio”, afirmou, em conferência de imprensa, o ministro-porta-voz do Governo nipónico, Yoshihide Suga, no final de uma reunião com os ministros da Agricultura e da Saúde.

Este é o primeiro caso de gripe aviária no Japão desde o início do ano, depois de o vírus ter reaparecido no país em finais de 2014 e que obrigou ao abate de aproximadamente 1,7 milhões de aves após um violento surto ocorrido em finais de 2016.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO