Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019

Geral
Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 16h:37

SAÚDE

Inmet alerta para risco de hipertermia em Cuiabá e mais 27 municípios

Jô Navarro

Jô Navarro/Caldeirão News

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de risco severo em decorrência do calor extremo em Cuiabá e mais 27 municípios mato-grossenses.

A onda de calor ameaça a vida dos habitantes destes municípios devido a possibilidade de hipertermia,.

A hipertermia é uma condição médica associada a perda da capacidade de controlar a temperatura corporal, resultando em um aumento descontrolado da temperatura do organismo

O alerta foi emitido nesta terça-feira e tem validade até as 10h00 de quarta-feira (11). Há 5 dias os municípios vem registrando temperaturas acima da média.

Além de Cuiabá, receberam o alerta as cidades de Acorizal, Alto Paraguai, Arenápolis, Barão De Melgaço, Barra Do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Chapada Dos Guimarães, Cuiabá, Denise, Diamantino, Dom Aquino, Itiquira, Jaciara, Jangada, Juscimeira, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Pedra Preta, Poconé, Porto Estrela, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São Pedro da Cipa e Várzea Grande.

Desde a última sexta-feira (6) a máxima em Cuiabá tem ficado entre 40ºC e 41ºC. Hoje (10) a máxima prevista é de 41ºC e a umidade relativa do ar tem caído a 12%, abaixo do registrado no Deserto do Saara.

A ocorrência de incêndios e queimadas agravam a situação e tornam o ar irrespirável. Os hospitais e policlínicas estão lotados. Os mais afetados por problemas respiratórios são crianças e idosos.

Cuidados

A orientação é que a população evite caminhar, correr, se exercitar, se expor ao sol, e beba muita água, coloque toalhas molhadas no ambiente para melhorar a umidade e use umidificadores de ar, se possível.

 

Inmet

Risco severo

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO