Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017

Geral
Sexta-Feira, 29 de Setembro de 2017, 06h:23

PONTO DE CULTURA

Cine Teatro Cuiabá é oficialmente declarado um ponto de cultura

Redação

Junior Silgueiro/GCom-MT

O Cine Teatro Cuiabá se tornou oficialmente um Ponto de Cultura. Selecionada por meio de edital,  da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e Ministério da Cultura (MinC), a iniciativa é denominada Cinema Para Todos e visa a formação de plateias para exibições cinematográficas que estão distantes do circuito comercial da capital mato-grossense, além de estimular a prática social de frequentar as salas de cinema.

Entre as atividades que compõem o Ponto de Cultura Cinema Para Todos, estão os projetos A Escola Vai ao Cine Teatro e Encontros com Cinema. Ambas exibem sessões todas as terças-feiras, atendendo durante os períodos matutino e vespertino os públicos infanto-juvenis e no período noturno o público adulto.

O projeto A Escola Vai ao Cine Teatro é especialmente voltado às escolas da rede básica de ensino. As atividades tiveram início em março deste ano e os agendamentos dos grupos escolares são espontâneos. Com a celebração do Ponto de Cultura, a partir de julho de 2017, foi possível a disponibilização de ônibus para o descolamento das crianças em situação de vulnerabilidade social até o CTC, como as do projeto Siminina e dos CRAS de Cuiabá.

O termo deu ainda a possibilidade da contratação de monitores treinados para receber e preparar o público. Também participam do Ponto de Cultura os alunos da rede municipal de ensino, onde uma parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Educação possibilitou o acesso dos alunos ao Cine Teatro. O órgão disponibilizou, sem custos, o transporte até o patrimônio cultural.

Durante as sessões de cinema do projeto também participam os idosos da Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá. Em outubro, em comemoração ao mês das crianças, o Cinema Para Todos distribuirá kits com guloseimas e pipocas para os participantes das sessões.

Já o projeto Encontros com Cinema atende o público adulto com exibições programadas por ciclos temáticos. Iniciado em março deste ano, como o Ciclo Stanley Kubrick, Ciclo 75 Anos Cine Teatro - em alusão ao aniversário de inauguração do espaço na década de 40 -, e atualmente o Ciclo Filmes de Estrada, que segue até outubro e contempla filmagens do gênero road movies.

No mês de novembro o público poderá prestigiar a nova série de filmes Ciclo Sofia Coppola, que trará uma seleção de produções da cineasta. O Encontros com Cinema visa a inclusão de diferentes espectadores, bem como atender a demanda das escolas de Educação de Jovens e Adultos.

Além dos projetos fixos do Ponto de Cultura, o espaço já recebeu diversas mostras como o Cinema Francês Contemporâneo - uma parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e com o Institut Français, e a Sessão Vitrine Petrobrás, projeto criado pela Vitrine Filmes com o patrocínio da Petrobrás, que realiza a distribuição coletiva de filmes brasileiros atuais.

As sessões de cinema realizadas no Cine Teatro Cuiabá são gratuitas, para as escolas públicas, ou a preços acessíveis, nos valores de R$ 4 e R$ 2, cobrados como taxa de manutenção. O objetivo é atrair e atender os diversos públicos da capital e região.

O CTC é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), administrado via contrato de gestão compartilhada pela Associação Cultural Cena Onze.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO