Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019

Geral
Terça-Feira, 11 de Abril de 2017, 12h:34

ALÔ PROCON!

Banco induz idosos a contratar empréstimos consignados

Redação/Caldeirão Político

Os aposentados e pensionistas são alvos das instituições bancárias que, ávidas para obter lucro, bombardeiam os idosos com ofertas de crédito consignado com apenas um ‘clique'.

Muitos contraíram empréstimos sem saber. Quando o idoso insere o cartão no caixa eletrônico do banco Mercantil do Brasil, com a intenção de sacar o benefício, o sistema do banco imediatamente reconhece o perfil do cliente e estampa, em letras garrafais, o valor disponibilizado para empréstimo consignado. Nesta etapa o usuário precisa ter muito cuidado, pois se apertar o botão errado contrairá uma dívida e terá parcelas descontadas do benefício mensalmente.

Se o cliente passa ileso por esta primeira investida e escolhe a opção ‘saque', novamente é induzido a erro. Surge na tela a opção para sacar ‘do consignado’ ou ‘sacar benefício'.

Outro risco é quando o idoso precisa de ajuda de funcionários de qualquer instituição bancária para sacar o benefício. Diversas ações foram ajuizadas nos últimos anos por empréstimos consignados não autorizados pelo beneficiário, mas feito por funcionários de agências bancárias.

O idoso que tem dificuldade para usar o caixa eletrônico deve, sempre que possível, ir acompanhado de uma pessoa de sua confiança. Se possível, saque o benefício no caixa presencial.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO