Quarta-Feira, 20 de Junho de 2018

União
Quinta-Feira, 07 de Junho de 2018, 05h:43

FRETES

ANTT adia publicação nova tabela de fretes com cálculo por número de eixos

Redação

Reprodução

Rodovias serão bloqueadas dia 1º de agosto em MT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicaria hoje (7) no Diário Oficial da União uma nova tabela de preço mínimo de frete, abrangendo uma variedade maior de caminhões. Segundo o ministro dos transportes, Valter Casimiro, a agência entendeu que a tabela divulgada em 30 de maio provocou confusão, uma vez que os cálculos do transporte das cargas não contemplavam todos os tipos de caminhões, uma vez que há veículos com dois eixos até nove eixos.

Com isso, os preços mudaram. De acordo com o ministro, o preço fixo foi diluído entre os eixos. Caminhões com mais eixos terão o preço do frete menor. “Quando você coloca todo o custo fixo baseado em poucos eixos, você vai diluir esse custo fixo numa quantidade de eixos muito menor. Então vai onerar mais o frete. Quando você dilui esse custo em um caminhão com mais eixos, você vai diminuir o preço por eixo dessa carga em um caminhão, por exemplo, de nove eixos”.

O Governo adiou para sexta-feira divulgação da nova tabela de fretes.

Sob pressão de caminhoneiros e setor produtivo, a Medida Provisória 832/2018 deve receber emendas na Câmara dos Deputados. Lá, os ruralistas vão apresentar uma tabela própria que contemple, segundo eles, aa agroindústriaa, frigoríficos e produtores.

 (ATUALIZADA ÀS 08:12H para atualização de informações) 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO