Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2018

Municipal
Sexta-Feira, 05 de Outubro de 2018, 10h:23

ÉTICA

Vai ter propina nos R$ 500 milhões de obras dos 300 anos de Cuiabá?

Cícero Henrique

Reprodução

Emanuel Pinheiro

Se o atual prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro(MDB), foi flagrado recebendo suposta propina quando era deputado estadual, a população deve ficar temerosa diante dos gastos de 500 milhões de reais para algumas obras dos 300 anos de Cuiabá.

A pergunta é se o atual prefeito pegou a propina denominado "mensalinho", então o que pode acontecer nas possíveis propinas dos 500 milhões?

Realmente é preocupante diante de um político corrupto que foi flagrado enchendo os bolsos de dinheiro.

Por isso é necessário que a Polícia Federal, o Gaeco, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal fiquem em alerta máximo, diante do histórico do atual gestor.

A própria ciência explica a mente do corrupto, para isso "a psicologia e a sociologia buscam explicações para o hábito de descumprir normas legais e padrões éticos em benefício próprio"

"Tráfico de influência, suborno, nepotismo, manipulação de licitações, extorsão, desvio de dinheiro público... Existem muitas formas de uma liderança política praticar corrupção. Mas por que tantos agentes públicos, concursados ou eleitos, são corruptos? O que se passa pela cabeça de uma pessoa que se dedica a descumprir normas legais e padrões éticos em benefício de si mesma e do grupo a que ela pertence? 

A psicologia, a sociologia, a teoria da administração, a história e a economia apresentam algumas explicações. Um novo campo de estudos, chamado fisioeconomia, por exemplo, combina fisiologia e economia para entender a reação biológica do organismo ".

O corrupto age motivado por um fator emocional que o faz ser calculista. Ele quer alcançar poder, dinheiro, prestígio. Como o drogadito que necessita da droga, ele não pensa. Age só em busca de seu objetivo. Ele quer o objeto que imagina lhe trará a solução de todas as suas aspirações narcísicas. Ele apenas quer alcançar seu objeto de desejo por idealizá-lo. A droga trará a solução mágica de tudo, assim como para o corrupto o poder, o dinheiro, o prestígio, o salvarão de todos as dores e inseguranças que o viver traz para qualquer ser humano. Ele não prioriza e nem valoriza o aprender pensar, construir recursos, viver uma vida ética. Esses valores tornam-se para ele pueris e ingênuos.  A palavra ética deriva do grego éthiké, derivada por sua vez de ethos que significa caráter, hábito, modo de vida. A eticidade constitui-se da formação do caráter de cada indivíduo.

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO