Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019

Municipal
Quarta-Feira, 06 de Novembro de 2019, 08h:57

CHAPADA DOS GUIMARÃES

Prefeita de Chapada está na UTI

Redação

Reprodução

A prefeita de Chapada dos Guimarães Thelma de Oliveira está internada na UTI do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá.

Segundo apurado pelo Caldeirão Político, na terça-feira (5) Thelma sentiu uma paralisia no braço e foi atendida no Pronto Atendimento com sintomas de paresia e cianose na mão esquerda. Os exames confirmaram uma 'trombose aguda de braquial esquerda'.

A prefeita foi submetida a uma tromboembolectomia de fistula arteriovenosa dos membros superiores pelo cirurgião Angelo Lobato Campos Tenussi e permanece estável na UTI para recuperação.

Trombose

Segundo publicação do Hospital Albert Einstein, a trombose venosa profunda é a formação aguda (imediata) de coágulos (trombos) na luz das veias profundas (principais), causando obstrução total ou parcial ao fluxo sanguíneo.

Qualquer veia do corpo pode ser afetada: nas pernas a mais frequente é a veia femoral, no abdome, a ilíaca, nos braços a braquial e no pescoço a jugular interna.

O problema gera um quadro de dor e edema (inchaço) no membro afetado por dificuldade de passagem de sangue por este trajeto venoso. Além disso, pode estar associada à soltura de parte destes trombos que vão migrar diretamente aos pulmões (embolia pulmonar). Esta associação ocorre em menor ou maior grau, afetando mais da metade dos pacientes.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO