Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019

Municipal
Domingo, 10 de Novembro de 2019, 08h:56

EXTINÇÃO DOS PEQUENOS MUNICÍPIOS

Gastos milionários para manter pequenos municípios

Cícero Henrique

Reprodução

Fundo do poço

Depois que o presidente da República, Jair Bolsonaro(PSL) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, levaram o projeto de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo. E é justamente nesse texto que está a medida mais polêmica de todo o pacote que pretende reformular o funcionamento do Brasil.

Uma das propostas do Pacto é justamente extinguir municípios com menos de 5 mil habitantes, tema polêmico principalmente em época eleitoral que se avizinha em 2020.

Certo ou não, o pacote de Jair Bolsonaro induz o eleitor a pensar que as cidades desperdiçam dinheiro público com pagamento de prefeitos, vices e vereadores.

Para muitos é desperdicio pagarem prefeitos, vices, vereadores que não contribuem com nada junto a população. Por outro lado tem os que defendem  por acreditarem na autonomia política e econômica dessas pequenas cidades.

Em relação a esses municípios pequenos do Estado de Mato Grosso, alguns especialistas apontam números em valores mais ou menos cerca de  R$ 1,5 milhões(somente em salários), gastos com a manutenção da máquina administrativa.

O fato é que quem paga a conta é a população que não recebe serviços de qualidade diante de gastos exorbitantes.

Já no Estado de Goiás a economia com a extinção das pequenas cidades seria da ordem de R$ 2,1 milhões só com os saláios dos eleitos.

http://caldeiraopolitico.com.br/mato-grosso/reducao-de-municipios-e-vista-por-bancada-e-amm-como-erro-do-governo-bolsonaro/55108

http://caldeiraopolitico.com.br/executivo/uniao/governo-ja-admite-mudancas-em-proposta-que-pode-extinguir-municipios/55062

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO