Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2019

Executivo

Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2017, 12h:25

MINERAÇÃO

MT envia Missão Comercial ao Canadá para prospectar negócios de mineração

Redação

Trinta empresários, prefeitos, representantes do governo do Estado de Mato Grosso e dois deputados estaduais integram a ‘Missão Comercial’ que parteesta semana para o Canadá. O grupo foi organizado pelo Desenvolve MT, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), com o objetivo de prospectar negócios na convenção anual da Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC), em Toronto.

Segundo a assessoria de imprensa do Governo de Mato Grosso, o potencial mineral do Estado despertou o interesse dos canadenses. O encontro inclui uma série de eventos, de 4 a 8 de março, focados na produção e exploração de bens minerais em Mato Grosso.

O PDAC representa os interesses da indústria canadense de desenvolvimento e exploração mineral e é responsável pela organização do International Convention, Trade Show & Investors Exchange – Mining Investment Show em Toronto.

Os encontros já estão pré-agendados. Serão realizadas reuniões “B2B” entre os mato-grossenses e empresários canadenses, bem como apresentações do potencial de mineração do Estado para uma plateia de investidores pré-selecionada pelo PDAC.

Após a apresentação das propostas, espera-se que os investidores venham pessoalmente conhecer o Estado, e então, iniciar negociações formais.

O objetivo é a atração de investimento para mineração, inicialmente focado para os municípios, cooperativas e empresários que integrem a missão.

Todos os projetos já possuem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Alguns já estão em andamento, a exemplo dos projetos propostos pelas cooperativas de Poconé, COOGAVEPE e COOPRODIL, que esperam conseguir investimentos para exploração de jazidas de ouro, diamante, ferro e manganês.

Importante também ressaltar o projeto para atração de investimento para as reservas de água termal e mineral da região do município de Jaciara.

No montante, os projetos visam atrair mais de R$ 500 milhões de reais em investimentos para o setor no estado.

Por muito tempo o setor mineral não teve uma política clara de desenvolvimento e atração de investimento, mas o governador Pedro Taques (PSDB) junto com o secretário de desenvolvimento econômico Ricardo Tomczyk e os deputados estaduais que viajarão com a missão, Oscar Bezerra (PSB)  e Dilmar Dal Bosco  (DEM), têm adotado uma série de medidas para fomentar o setor.

A caravana é uma parceria entre a Desenvolve MT, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico -SEDEC, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), com participação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Companhia Mato-Grossense de Mineração do Estado de Mato Grosso (METAMAT), e as prefeituras de Alta Floresta, Apiacas, Juína, Peixoto de Azevedo, Nova Guarita, Jaciara e Rondonópolis.

No dia 02 de Março, às 10h30, os integrantes da caravana se encontram para pegar os kits da viagem. Logo em seguida às 12h, eles participam de um almoço com o governador Pedro Taques.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO