Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019

Estadual
Segunda-Feira, 10 de Junho de 2019, 13h:01

USUÁRIOS HUMILHADOS

Usuários se revoltam com a Sefaz por atraso na baixa nos pagamentos do IPVA

A falta de comunicação entre a Sefaz e a PGE causa prejuízos aos contribuintes

Redação

Caldeirão Político

Secretaria de Fazenda de Mato Grosso

A reportagem vem recebendo diversas manifestações de repúdio contra a Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso, de usuários que pagaram o IPVA inscrito na dívida ativa há uma semana e até o momento a secretaria não deu baixa.

Os usuários vem sendo humilhados e constrangidos pelo Secretaria de Fazenda de Mato Grossso e PGE, que não fazem nada para resolver os problemas daqueles que pagam altos impostos. Segundo usuários, fica um jogo de empurra, Sefaz manda-os para a PGE e esta os envia de volta, um atribuindo a responsabilidade ao outro, sem que haja uma solução.

Usuários estão na agência Fazendária desde as 09 horas e o sistema está fora do ar. Agora a alegação dos servidores é que estão em hora do almoço e os usuários devem aguardar. 

Mais uma vez a falta de respeito com o contribuinte impera na maioria dos órgãos públicos, que são custeados pelo dinheiro do povo que é constantemente maltratado. Parece que isso o Ministério Público não enxerga, queixam-se os contribuintes.

Outro lado

A Secretaria de Fazenda (Sefaz) informa que a baixa do IPVA inscrito em dívida ativa é de competência da Procuradoria Geral do Estado (PGE) que após o procedimento deve informar a pasta fazendária sobre a quitação da Certidão da Dívida Ativa. Somente com essa informação é que a Sefaz faz a baixa em seus sistemas.

Segundo a Secretária Adjunta de Relacionamento com o Cliente Maria Celia de Oliveira Pereira, a PGE não tem feito a comunicação da baixa à Sefaz e o sistema não dá baixa da inscrição na dívida ativa. 

Maria Cecília afirmou que solicitou que seja agendada uma reunião com os responsáveis (da PGE e Sefaz) para que  comunicação de pagamento da dívida ativa seja prontamente informada à Sefaz. Se isto ocorrer, a baixa final pode ocorrer empoucos minutos.

Solução
Para os contribuintes presentes no momento da reportagem, foi onfirmada a baixa depois que o vídeo gravado pelo Caldeirão Político começou a ser compartilhado nas redes sociais e a Secretária Adjunta de Relacionamento com o Cliente interveio.

(Atualizada às 18h para acréscimo de informações).

 

 

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO