Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019

Estadual
Quarta-Feira, 04 de Setembro de 2019, 18h:43

US$ 250 MILHÕES

Senado aprova empréstimo de MT junto ao Bird

Da Redação

Gcom MT

O Senado acaba de aprovar o Projeto de Resolução 84/2019, que autoriza Mato Grosso a contratar empréstimo de US$ 250 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

O presidente Davi Alcolumbre anunciou que o documento será enviado imediatamente para o gabinete do Presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o governador Mauro Mendes (DEM), o empréstimo vai melhorar o fluxo de caixa da atual gestão no que tange ao pagamento de servidores e fornecedores.

Além disso, a medida visa, segundo Mauro Mendes, também à realização de novos investimentos e ações de sustentabilidade fiscal e agricultura sustentável, conservação florestal e mitigação das mudanças climáticas.

“Vamos utilizar todo o empréstimo que será firmado com o Banco Mundial para quitar o outro empréstimo com o Bank of América. O Estado vai ganhar, pois as parcelas serão condizentes com o nosso fluxo de caixa. Além disso, os juros contratados serão menores do que o empréstimo atual e o pagamento será em prazo maior”, explicou.

O próximo passo é a assinatura do contrato pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. No caso desse empréstimo, o avalista do Estado é o Governo Federal.

O prazo de pagamento do empréstimo será em 20 anos, com juros de 3,5%, ao ano.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO