Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020

Estadual
Quarta-Feira, 13 de Maio de 2020, 09h:54

COVID-19 EM MATO GROSSO

Figueiredo discorda de estimativa da Comissão de Saúde, mas alerta para risco da flexibilização do isolamento

Todos os municípios que chegarem a 80% de ocupação de leitos devem adotar lockdown

Jô Navarro

Reprodução

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo confirmou que há casos de covid-19 na ALMT, SES, unidade subordinada ao hospital Adauto Botelho e Lacen. Um servidor do Adauto Botelho está internado há 30 dias. Ele lamentou o ocorrido e reforçou a importância das medidas preventivas.

Perguntado pelo Caldeirão Político se concorda com a expectativa da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de que 100% dos leitos estarão ocupados no dia 25 de maio, respondeu:

"Estimativa é um ponto de vista na análise de alguém. Não dá pra ficar questionando, avaliando estimativas por que tem centenas delas. Não vai estar todos esses leitos lotaados nesse dia. Mas, se continuarmos com o nível de flexibilização desta forma, se a população continuar entendendo que nós estamos imunes, né... Deus está lá em cima olhando pra nós e dizendo: tudo aquilo que as autoridades de saúde estão falando, não dê bola pra isso, continue não usando máscara, continua se aglomerando, continua tudo funcionando normalmente, como se não fosse acontecer nada, vai acontecer, vai aumentar o número de casos. Mas a nossa capacidade de atendimento não será exaurida até o dia 25, mas poderá ser exaurida se não tomarmos medidas mais restritivas pra, gradativamente a infecção vir acontecendo dentro daquilo que a capacidade hospitalar terá condições de atender".

O secretário de Saúde alertou que todos os municípios que chegarem a 80% de ocupação de leitos devem adotar lockdown como medida de conter as hospitalizações por casos graves.

Segundo Figueiredo, o Estado está ampliando o número de leitos e deve chegar até dia 4 de junho com 337 leitos de UTI, 925 leitos de enfermaria, com um total de 1.262 leitos. "Não sei qual é a base de informação usadas pelo Dr. Ludio, mas nós temos ainda outra possibilidade de ampliação.

O secretário disse ainda que hoje apresenta nova proposta de ampliação de leitos no interior, para descentralizar o atendimento, a possibilidade de contratualizar com rede privada, se não for possível, é possível usar o recurso de requisição administrativa. Assialou que amanhã (14) o Estado entrega a ampliação do Hospital Metropolitano, com mais 30 leitos de UTI entram na planilha de leitos disponíveis e mais 238 leitos clínicos. Destes, 60 poderão ser transformados em leitos de UTI, bastando equipar com os equipamentos necessários que estão a caminho.

 

 

Casos de covid-19 em MT até dia 12/05/2020

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (12.05), 604 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 20 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. O último óbito foi notificado pelo município de Várzea Grande na tarde de hoje. A SES informa a notificação de 1.295 casos de Síndrome Respiratória Aguda.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (211), Rondonópolis (63), Várzea Grande (49), Barra do Garças (27), Sinop (25), Lucas do Rio Verde (23), Primavera do Leste (19), Tangará da Serra (14), Cáceres (14), Peixoto de Azevedo (13), Sorriso (12), Rosário Oeste (11), Nova Mutum (11), Jaciara (11), Mirassol D’Oeste (8), Confresa (8), Querência (7), Alta Floresta (7), São José dos Quatro Marcos (6), Jangada (4), Chapada dos Guimarães (4), Tapurah (3), Ipiranga do Norte (3), Curvelândia (3), Aripuanã (3), Vila Bela da Santíssima Trindade (2), Vale de São Domingos (2), São Pedro da Cipa (2), Rio Branco (2), Pontes e Lacerda (2), Pontal do Araguaia (2), Poconé (2), Canarana (2), União do Sul (1), Santo Antônio de Leverger (1), Poxoréo (1), , Ponte Branca (1), Nova Monte Verde (1), Nova Lacerda (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Lambari D’Oeste (1), Cotriguaçu (1), Conquista D’oeste (1), Campo Novo do Parecis (1), Água Boa (1), Acorizal (1) e residentes de outros Estados (16).

Dos 604 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 250 estão em isolamento domiciliar e 277 estão recuperados. Há ainda 57 pacientes hospitalizados, sendo 35 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 22 em enfermaria. 

Com as atuais internações em leitos SUS, a configuração dos leitos disponíveis fica em 211 leitos de UTI e 644 de enfermaria.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO