Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019

Estadual
Segunda-Feira, 02 de Setembro de 2019, 15h:40

COMBATE ÀS QUEIMADAS

Em Belém, Mauro Mendes pede auxílio do Exército e dinheiro da Lava Jato para combater queimadas

Da Redação

Divulgação

A comitiva ministerial liderada pelo titular da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, recebeu hoje (2) os governadores dos estados da Amazônia Legal, na sua parte oriental, sugestões para combater o desmatamento e as queimadas ilegais. Participaram da reunião os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Tereza Cristina (Agricultura), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência), governadores do Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins e representantes do Ibama, Funai e Exército.

Os governadores discutiram propostas para um plano de desenvolvimento sustentável da região. A reunião deu seguimento ao encontro dos governadores com o presidente Jair Bolsonaro, na semana passada, em Brasília.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) participou do encontro e ratificou o pedido para que o Exército ajude o Estado no combate às queimadas. Segundo o governador, até a manhã desta segunda-feira, a autorização, por parte do Ministério da Defesa, ainda não havia sido encaminhada a 13ª Brigada.⠀

Mauro Mendes registrou em seu perfil no Instagram que durante a reunião o ministro da Defesa Fernando Azevedo informou que o comando militar do Norte, localizado na região de Belém, comandado pelo general Paulo Sérgio, já está autorizado a apoiar as operações iniciais ao norte de Mato Grosso.⠀

Mauro Mendes apresentou aos ministros as ações que estão em andamento no Estado para combater as queimadas, o desmatamento ilegal, a conscientização da população e a recuperação da imagem tanto dentro Brasil como no exterior.

"Também ratifiquei o que os outros governadores também pediram que é o custeio das operações para combater as queimadas. Precisamos de ajuda financeira e uma saída pode ser a utilização de recursos da Lava Jato", disse Mauro Mendes. ⠀

Mendes pediu que o Governo Federal "entre nesse circuito fazendo um alinhamento rápido e objetivo. Se o governo federal entrar nós podemos rapidamente ter esses recursos nos Estados", concluiu.

Acompanharam o governador Mauro Mendes a Belém os deputados federais Neri Geller e Juarez Costa, a primeira-dama, Virginia Mendes.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO