Sábado, 16 de Novembro de 2019

Estadual
Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019, 06h:56

PREVISÃO DE DÉFICIT

Deu no Valor Econômico: Seis Estados quebrados reduzirão rombo em 2020

Redação

Valor Econômico

Previsão atuais dos Estados

A situação econômica não é nada bom para os Estados, algum com rombos bilionários que vem afetando as suas previdências, questões fiscais e até mesmo as folhas de pagamentos dos servidores.

Seis Estados que iniciaram o ano em situação fiscal mais crítica devem continuar com déficit orçamentário em 2020. Juntos, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Norte preveem um déficit de R$ 33,8 bilhões para o próximo ano. 

Apesar de o rombo ainda ser grande, representa ligeira melhora em relação aos R$ 38 bilhões de déficit orçamentário previstos também no conjunto para este ano. Os seis Estados tiveram calamidade financeira decretada na gestão atual ou na anterior.

Todos os seis Estados consideram imprescindível o auxílio da União para o reequilíbrio fiscal mas, assim como no início do ano, o Rio de Janeiro é o único que já está nos programas desenhados pelo governo federal com esse fim. O Rio aderiu ao Regime Recuperação Fiscal (RRF) em 2017 e agora tenta uma renegociação. Minas Gerais e Rio Grande do Sul 

seguem negociando a adesão ao plano. Mato Grosso e Rio Grande do Norte aguardam a aprovação no Congresso do projeto de lei complementar que institui o Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF). O governo goiano ainda não decidiu a qual dos dois programas vai aderir.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2019/10/17/seis-estados-quebrados-reduzirao-rombo-em-2020.ghtml

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!