Sábado, 24 de Agosto de 2019

Estadual
Quarta-Feira, 30 de Janeiro de 2019, 06h:55

PRA QUE SERVE TCE?

Deu no Estadão: Estados em calamidade financeira "maquiam" as contas

Cícero Henrique

Reprodução

Tribunal de Contas de Mato Grosso

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), juntamente com a Assembleia Legislativa fizeram só besteiras atrás de besteiras, depois de decretar situação de calamidade pública, que não se enquadra pelo Tesouro Nacional.

Hoje (30), o jornal Estado de S.Paulo, na sua página B1, de Economia, publica uma reportagem denunciando a  "maquiagem" as contas dos Estados que decretaram calamidade pública. A reportagem diz que os Estados em crise estão entre os que apresentaram as maiores disparidades entre os dados declarados no Tesouro Nacional e as informações levantadas pela própria União, um indício forte de maquiagem nas contas avalizadas pelos próprios Tribunais de Contas dos Estados (TCEs).

A reportagem cita também que para interromper essa prática o Tesouro Nacional passará a cobrar uma contabilidade minuciosa das despesas de todos os poderes, incluindo auxílio, bônus e outras vantagens pagas aos servidores, um nível de detalhe inédito.

Em Mato Grosso o Tribunal de Contas do Estado aprovou as contas do exercício 2017 do ex-governador Pedro Taques (PSDB), mesmo com a negativa dos auditores que apontaram irregularidades graves.

 

1 COMENTÁRIO:

Temos um TCE formado por conselheiros suplementes, pois os tais de direito estão afastados por corrupção. Na ânsia de mostrarem serviço, entraram no jargão popular, Tribunal de Faz de Contas, onde o principal objetivo é validar a "maquiagem". Prova disso temos a situação calamitosa de Mato Grosso e confirmada na reportagem da queda de braço ente os auditores que analisaram minuciosamente as contas mas o tal pleno aprovou. Realmente seria cômico se não fosse trágico, a tal casa que tem como meta a sobriedade, seriedade e credibilidade e que agora não passa de um puxadinho. Parabéns ao Tesouro Nacional por impor ordem e passar a exigir uma contabilidade minuciosa. Aproveitem também para mudar a forma da composição desse "pleno" ou então acabem de vez com essa casa que comprovadamente não serve prá nada.
enviado por: Teka Almeida em 30/01/2019 às 07:52:13
0
 
0
responder

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO