Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017

Estado implantará novos leitos de UTI em Tangará, garante Pedro Taques | Caldeirão Político

Executivo

Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2017, 19h:38

LEITOS DE UTI

Estado implantará novos leitos de UTI em Tangará, garante Pedro Taques

Redação

O governador Pedro Taques garantiu que o Governo do Estado implantará novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva no município de Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte). O chefe do Poder Executivo Estadual determinou que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) faça um estudo e entregue os dados em 25 dias.

A afirmação ocorreu em reunião realizada nesta quinta-feira (19.01), no gabinete do governador, no Palácio Paiaguás que contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, João Batista; os deputados estaduais, Wagner Ramos e Saturnino Masson; o prefeito de Tangará, Fábio Junqueira e vereadores do município.

Em 30 dias, uma nova reunião deve acontecer. Além de novos leitos de UTIs, o governador também prometeu que o estudo também deve contemplar um custeio mensal para o Hospital Municipal. Taques destacou que, no atual quadro financeiro, os recursos destinados a Tangará serão de unidades que recebem do Estado, mas não atendem a média complexidade de forma adequada.

Taques também destacou que o Governo de Mato Grosso deve construir um Hospital Regional em Tangará da Serra para atender toda a região médio-norte do Estado. Além de um regional no Araguaia e o outro na região oeste.

O secretário João Batista afirmou que o Estado já repasse ao município recursos para a atenção básica, farmácia pública e também custeie leitos de UTI. “Agora, a demanda é com relação ao Hospital Municipal, porque existe a necessidade de um aporte do Estado ao Município, isso vai favorecer a microrregião. Estamos iniciando os estudos para apresentar ao governador e mostrar o que poderemos aportar de recursos para Tangará da Serra”, disse.

Já o prefeito da cidade, Fábio Junqueira, destacou que a demanda é antiga. Lembra que a cidade teve um crescimento elevado e já supera 100 mil habitantes. “Existe um vazio sanitário na região, com a ausência de um hospital regional. Atualmente, o Estado trabalha com o Hospital de Barra do Bugres, mas ele atende mais os municípios que estão na parte baixa da serra”, afirmou.

O prefeito aproveitou a reunião para agradecer o governador pela resposta positiva. “Estamos felizes em saber que o governo tem essa prontidão em nos atender. A Secretaria de Estado de Saúde recebeu um estudo realizado pelos municípios da região que servirá de base para esse novo estudo. Também quero agradecer aos deputados da região, o Saturnino e o Wagner Ramos”, disse.

Intermediador da reunião, o deputado estadual Saturnino Masson, agradeceu ao governador pelo empenho para a realização de um convênio com a Prefeitura de Tangará. “Nós saímos daqui satisfeitos com a resposta do governador Pedro Taques, de que iremos ter a celebração deste convênio”, afirmou.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO