Quinta-Feira, 02 de Julho de 2020

Economia
Domingo, 26 de Abril de 2020, 08h:05

DÚVIDAS TRABALHISTAS

Auditores-Fiscais de MT usam redes sociais para esclarecer dúvidas de trabalhadores e empregadores

Redação

Reprodução

Para desembargador, a mera retenção da CTPS não atinge, por si só, a esfera moral do autor da ação.

Auditores-Fiscais do Trabalho (AFTs) de Mato Grosso se uniram para criar conteúdo para redes sociais com o propósito de esclarecer dúvidas de trabalhadores e empregadores a respeito de medidas adotadas pelo Governo Federal neste período de enfrentamento à epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os conteúdos podem ser acessados pelo Facebook https://www.facebook.com/sinaitdsmt/ e Instagram https://www.instagram.com/sinaitdsmt/ .

Presidente da Delegacia Sindical do Sindicato dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait) em Mato Grosso, o AFT Valdiney de Arruda explica que o grupo está produzindo conteúdo que detalham, por exemplo, as Medidas Provisórias 936/20 e 927/20, que tratam respectivamente da redução de jornada e salários e sobre regramento das férias.

“Estamos resumindo de forma didática essas medidas em forma de pergunta e resposta e publicando na fanpage e no instagram da DS Sinait/T e todos podem ter acesso e tirar suas dúvidas”, explica Valdiney de Arruda.

Os auditores também vão gravar vídeos sobre todos os temas que serão por eles abordados.

“São muitas perguntas surgindo no mundo laboral nas relações do trabalho, e a nossa iniciativa é propor uma adequação das informações baseadas nas principais questões que estão chegando ao Ministério do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho”, justifica o presidente da DS Sinait/MT.

Segundo Valdiney de Arruda, esta é uma iniciativa capaz de envolver, através da Auditoria Fiscal do Trabalho, um compendio de auditores pensando e estruturando as respostas, de forma clara e objetiva, para a divulgação nas redes sociais.

“Esse é o grande objetivo deste trabalho: sanar dúvidas e fazer com que a população em geral, incluindo os empregadores, entendam as mudanças e façam suas opções nesse momento”.

A também AFT reforça que neste período de tantas mudanças legislativas com a publicação das Medidas Provisórias 927 e 936 os empregados e empregadores ficam inseguros quanto aos direitos trabalhistas. “É fundamental que a Auditoria Fiscal do Trabalho se manifeste, exercendo seu papel orientativo. E os auditores de Mato Grosso vêm fazendo isso através de publicações com linguajar simples, porém repletas de conteúdo nas redes sociais”.

Serviço

Neste período de isolamento social, a Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso está disponibilizando atendimento pelos telefones (65) 3616-4801 ou 4811 para dúvidas em informações, além do e-mail: trabalho.mt@mte.gov.br.

Para dúvidas e orientações trabalhistas, trabalhadores e empregadores podem recorrer ao Plantão Fiscal pelo número (65) 9 9626-6741 ou pelo e-mail plantaofiscal.mt@mte.gov.br.

Os atendimentos ocorrem de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 17h.

Outros canais disponíveis são o site www.trabalho.gov.br ou pelo número 158 (Alô Trabalho).

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO