Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019

Agronegócio
Sexta-Feira, 13 de Setembro de 2019, 14h:40

MEIO AMBIENTE

Embaixadores da Alemanha, Noruega, Reino Unido e França recebem governadores da Amazônia

Aporte de recursos deve acontecer em breve, diz Mauro Mendes

Da Redação

Reprodução

Os governadores da Amazônia Legal foram convidados pelos embaixadores os embaixadores Nils Martin Gunneng (Noruega), Georg Witschel (Alemanha) e Vijay Rangarajan (Reino Unido) para apresentarem as ações já realizadas nos estados contra o desmatamento ilegal e as queimadas.

A primeira reunião do dia foi com os embaixadores da Noruega (Nils Martin Gunneng), Reino Unido (Vijay Rangarajan) e Alemanha (Georg Witschel). Os embaixadores deixaram claro que o objetivo é saber de que forma eles podem colaborar com as ações.

"Nós não queremos apenas preservar, mas também precisamos desenvolver a região. Temos muitos investimentos aqui. Queremos saber como podemos ajudar nesse desafio de preservar o meio ambiente, pois o Brasil é um parceiro chave", disse o embaixador Nils Gumeng, da Noruega.

Participaram da reunião os governadores:

Mauro Mendes, governador de Mato Grsso; Carlesse, governador de Tocantins; Wilson Lima, governador do Amazonas; Helder Barbalho, governador do Pará); Antônio Denarium, governador de Roraima; Walder Góes, governador do Amapá; Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão; Zé Jodan, vice-governador de Rondônia.

Mauro Mendes durante reunião com embaixadores
Mauro Mendes durante reunião com embaixadores - Foto por: Alex Nunes, Secom RO

O governador Mauro Mendes (DEM), afirmou aos embaixadores que o Estado tem interesse em firmar parcerias diretamente com os países que eles representam.

Ele também destacou as ações realizadas no estado para combate as queimadas e a meta de desmatamento ilegal zero para os próximos anos. O governador relatou sobre o trabalho realizado para acelerar as análises do Cadastro Ambiental Rural e na aquisição de sistema de monitoramento em tempo integral, o Imagens Planet, em parceria com o banco alemão KFW.

O governador ainda questionou os embaixadores se eles pretendem aumentar os valores investidos nesse setor e também compensar os proprietários rurais para que eles também não desmatem as áreas permitidas.

"Estamos trabalhando muito e com metas audaciosas para manter a floresta em pé. Mas, o mundo precisa nos ajudar a compensar isso", destacou Mauro Mendes.

Perguntado sobre resultados práticos do encontro, Mauro Mendes disse que "nesta reunião, objetivamente, não foi aportado nenhum recursos, mas acreditamos que podemos construir isso num futuro muito próximo".

Participaram da reunião representantes dos governos do Amazonas, Amapá, Roraima, Pará, Rondônia, Acre, Maranhão e Tocantins.

Ainda nesta tarde, os governadores se reunem com o embaixador da França, Michel Miraillet.

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO