Sábado, 04 de Julho de 2020

Estadual
Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020, 20h:28

LUTO

Ex-reitor da Unemat e presidente da Fapemat morre em Cuiabá com suspeita de covid

Jô Navarro

Reprodução

O ex-reitor na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva, com suspeita de Covid-19, foi transferido nesta tarde (03-06) de Cáceres para a Clínica Femina, em Cuiabá, depois de sofrer uma parada cardíaca.

No início da noite o estado de saúde piorou e ele teve outra parada cardíaca e não resistiu.

Na segunda-feira (1), o próprio Adriano Silva postou em seu perfil no Facebook que sentiu-se mal:

"Meus amigos hoje, no final da manhã, senti uma leve indisposição e, por precaução, fui consultar meu médico. Fizemos alguns exames e ele achou prudente me encaminhar ao hospital para ficar em observação.
Estamos aguardando os resultados e, assim que os tivermos, venho novamente passar as informações a vocês.
Agradeço o carinho de todos. Grande abraço. Adriano Silva"

A morte do presidente da Fapemat foi confirmada há pouco pelo Governo de Mato Grosso, que lamentou a perda:

"O Governo do Estado comunica o falecimento do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Adriano Silva, nesta quarta-feira (03.06). Ele apresentou sintomas de coronavírus no último domingo, 31 de maio, e estava internado em um hospital de Cáceres desde segunda-feira (01.06).

Adriano chegou a ser transferido para uma unidade hospitalar de Cuiabá no final da tarde desta quarta-feira. Durante a transferência sofreu duas paradas cardíacas. Ele não resistiu e morreu no início desta noite. O presidente fez o exame de Covid-19, cujo resultado ainda não saiu.

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes lamentam profundamente o falecimento do amigo e gestor e prestam condolências aos familiares."

Biografia

Professor universitário, advogado e ex-reitor da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso – Carlos Alberto Reyes Maldonado), Adriano Aparecido Silva nasceu em 12 de outubro de 1970, em Cáceres (MT). É o nono filho do humilde casal Moacyr e Ana Maria. Casado desde 1998 com Anelise Dolores de Assis Cintra, com quem tem três filhos: Murilo, Júlia e Henrique.

Adriano iniciou sua vida escolar na tradicional escola centenária de Cáceres, Esperidião Marques, que fica bem próximo de sua atual casa. Na adolescência, também estudou na Escola Onze de Março (Ceom).

Desde os 14 anos, o professor Adriano começou a trabalhar. Foi cobrador do Esporte Clube Humaitá e menor estagiário do Banco do Brasil, em Cáceres. Ao ingressar na Faculdade de Direito, em 1993, pela Universidade de Cuiabá, foi estagiário na Assessoria Jurídica da Rede Cemat e também na Procuradoria de Várzea Grande.

Assim que terminou a Faculdade, retornou a Cáceres, onde passou a advogar e também atuou como Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores. Ingressou na Unemat como professor contratado e foi aprovado em concurso público na mesma instituição, em 1997.

Na Unemat, exerceu diferentes cargos eletivos, como chefe de departamento, diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas, coordenador do Campus de Cáceres e reitor, função que exerceu entre os anos de 2010 e 2014, licenciando-se para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Foi suplente de deputado estadual desde 2017.

 

 

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO