Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Cidades
Quinta-Feira, 07 de Dezembro de 2017, 06h:58

TEMPO

Zona de Convergência causa pancadas de chuva localmente fortes

Cptec/Inpe

Nesta quarta-feira (06/12), a ZCAS segue atuando entre o sul do PA e parte das Regiões CO e SE, oeste e sul da BA. O dia será com muitas nuvens e chuvas em áreas isoladas, que poderão gerar acumulados significativos pontuais entre o centro-leste de MG, ES e norte do RJ ocorrerão pancadas de chuva, que localmente serão de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e acumulados pontuais de chuva, em boa parte de MG, grande parte de SP, Centro-Oeste do país, sul e oeste da BA, TO, centro-sul do PA e do AM, RO e AC.

CENTRO-OESTE
Em MT, GO, DF e norte de MS o dia será nublado com fortes pancadas de chuva. Nas demais áreas da região haverá sol, nebulosidade variável com pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável. 

CUIABÁ
Variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. Mínima de 26°C e máxima de 32°C. O tempo deve permanecer assim durante o final de semana.

ANÁLISE DA IMAGEM DE SATÉLITE
Na imagem de satélite do dia 06/12 de 22:00h, nota-se nebulosidade sobre o Atlântico Equatorial associada à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A divergência em altitude, cavado em níveis médios e uma área de baixa pressão sobre o oceano Atlântico favorecem a convergência de umidade no continente, entre a Região Norte, parte do Centro-Oeste, Sudeste e interior do Nordeste, que configura uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O padrão de escoamento em altitude provoca nebulosidade em parte do Paraguai, MS, parte do PR e de SP, em SC e no norte do RS.

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO