Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020

Cidades
Quinta-Feira, 19 de Março de 2020, 07h:18

CUIABÁ

Funcionários denunciam falta de máscaras no Hospital Estadual Santa Casa

Eles também se queixam da falta de capacitação para enfrentamento da pandemia de coronavírus

Jô Navarro

Reprodução

Hospital Santa Casa

Técnicos de enfermagem estão trabalhado sem máscaras no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. Na noite de quarta-feira (18), na iminência de receberem paciente com sintomas de infecção pelo coronavírus, os funcionários solicitaram as máscaras N95, mas não havia nenhuma uma disponível.

A mesma situação enfrentam outras equipes que trabalham no contato direto com pacientes. Estes relatam que ainda não foram capacitados para atuar durante a pandemia de coronavírus.

Nossa redação também recebeu a denúncia que a Luppa, empresa terceirizada responsável pelo serviço de limpeza na Santa Casa há dois meses não paga os funcionários nem entregou equipamentos de proteção. "As funcionárias estão sem receber e trabalhando sem máscaras", relata uma fonte do Caldeirão Político que prefere não ter o nome divulgado. "Preciso do emprego", diz a fonte.

Na Santa Casa também faltam copos descartáveis para pacientes e funcionários, segundo relato.

Questionamos o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, durante a coletiva de imprensa virtual na tarde de quarta-feira. Figueiredo garante que estão sendo distribuídos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a secretaria está fazendo compra emergencial para suprir a demanda.

Por e-mail a SES-MT informou que deu início à compra emergencial, mas não confirma a falta de máscaras e outros EPIs, nem a previsão de regularização do fornecimento.

Veja abaixo a nota enviada à redação por e-mail pela assessoria de imprensa 

"A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que os EPIs: máscara, luvas e óculos estão sendo fornecidos aos profissionais, sendo que a SES-MT deu início ao processo de compra emergencial de novos aventais para todas as suas unidades.

Encaminhamos link de acesso à matéria sobre a compra emergencial de equipamento de proteção individual:  http://www.saude.mt.gov.br/noticia/6178

Luppa

Não conseguimos contato com representantes da empresa Luppa. O espaço segue aberto para manifestação pelo e-mail redacao@caldeiraopolitico.com.br

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO