Domingo, 27 de Setembro de 2020

Cidades
Sábado, 08 de Agosto de 2020, 10h:18

CUIABÁ

Aves fogem do incêndio no Pantanal e chegam sedentas a Cuiabá

Jô Navarro

Ruy Barbosa do Nascimento

Ruy Barbosa do Nascimento, morador de Cuiabá, registrou flagrante de Arara bebendo água de coco no quintal de casa.

As aves estão fugindo do Pantanal por causa do incêndio que já consumiu milhares de hectares e já matou muitos animais.

Aqueles que conseguiram escapar das chamas se dirigem para áreas urbanas.

O autor do vídeo, Ruy Barbosa, revela preocupação com estes animais. Ele diz estar preocupado com a sobrevivência das aves, pois infelizmente há muitos perigos na Capital, como linhas de cerol que frequentemente colocam em risco pessoas e animais.

Incêndio no Pantanal

Na sexta-feira (07.08), foi deflagrada a Operação Pantanal 2, fruto de uma ação conjunta entre Governo de Mato Grosso, Forças Armadas, Ibama, Governo de Mato Grosso do Sul. Para a força-tarefa que já está atuando no local estão previstos a utilização de dois helicópteros e duas aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), uma aeronave do Ciopaer, uma aeronave do Sesc Pantanal e maquinários. Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

O efetivo empregado na iniciativa é de 31 bombeiros militares de Mato Grosso, 12 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, 16 fuzileiros navais, além do apoio de 10 brigadistas do Ibama, podendo ter o efetivo aumentado, dependendo das condições encontradas durante a força-tarefa.

“O Pantanal é uma região extremamente importante para Mato Grosso. Lá temos quase 15% do rebanho do Estado e também é um rico atrativo turístico. Este trabalho dos militares do Corpo de Bombeiros, Marinha, Forças Armadas e moradores e empresários é essencial para resguardamos a fauna e flora riquíssima do Pantanal”, diz César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico.

As pousadas Piuval, Rio Claro, Recanto do Jaguar, Pousada do Neco, Pousada Porto Jofre, os hotéis Santa Rosa, Pantanal Mato Grosso Hotel, Hotel Sesc Pantanal e as fazendas São João, Comitivas, São Miguel, Samambaia, a prefeitura municipal de Poconé, entre outros, estão contribuindo com o Governo de Mato Grosso para salvar o Pantanal.

Todo Estado de Mato Grosso está classificado com risco muito alto de incêndio

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO